O ProUni foi criado em 2004 e concede bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e em cursos seqüenciais de formação específica (de menor duração), a estudantes de baixa renda sem diploma de nível superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos às escolas participantes.


Requisitos para se candidatar:

Média mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior: as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas no Enem (não são consideradas as notas al-can-çadas em Enems anteriores e não é preciso fazer vestibular)

Renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos

Atender a um dos requisitos:

a. ter cursado o ensino médio totalmente em escola pública ou em escola privada com bolsa integral; ou

b. ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista integral; ou 

c. ser pessoa com deficiência; ou

d. ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício e integrando o quadro permanente, e estar concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia (o professor não precisa comprovar renda familiar). O programa reserva cotas para pessoas com deficiência e para as que se declararem pretas, pardas ou índias, proporcionais ao número de pretos, pardos e índios em cada estado (segundo o último censo do IBGE), mas o cotista deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do ProUni.



Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin