Siga Brasil oferece "consulta pronta" para facilitar acesso

Da Redação | 08/02/2011, 00h00

A equipe do Siga Brasil — ferramenta disponível no site do Senado (www.senado.gov.br) para permitir o acompanhamento do Orçamento da União por qualquer interessado — elaborou a "consulta pronta na área de defesa civil". Lançado na semana passada, esse atalho pode mostrar ao interessado qual o ministério ou o órgão que realizou o gasto, em qual município ou estado a despesa foi feita, com que foi gasto o recurso, quando o pagamento a fornecedores de bens e serviços for feito diretamente pela União.


Para identificar se os recursos destinados a socorrer vítimas das enchentes foram liberados para as prefeituras das áreas atingidas, no alto da página do Senado, basta clicar na palavra orçamento ou ir direto ao atalho http://migre.me/3O2XN. "Recomenda-se usar o Internet Explorer e o Java 2 versão 1.4.2", diz um dos técnicos da equipe do Siga Brasil, Mario Jorge de Almeida. 

O infográfico ao lado exemplifica o caminho que o internauta pode percorrer. Se o atalho não for usado, selecione estados e municípios à esquerda da página. Em seguida, escolha 2011 (por enquanto, os dados disponíveis nessa consulta pronta incluem apenas 2010 e o atual exercício). Localize na parte "Orçamento em números", a chamada referente à "Defesa Civil — recursos aplicados pela União por município".

Na tela seguinte, selecione a localidade com o auxílio do ícone binóculo e clique em "executar consulta." 

Se o usuário quiser saber a data e por qual banco o pagamento foi feito, basta selecionar a última aba "Data OB". Também é possível localizar, nessa mesma tela, o CNPJ das empresas que recebem pagamento direto de ministérios e órgãos federais. Essa informação está registrada no campo código do favorecido e, segundo Mario Jorge de Almeida, o usuário pode ainda consultar a situação da empresa no cadastro da Receita Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)