Cocal dos Alves vira exemplo de gestão e coleciona títulos em olimpíadas escolares

Da Redação | 15/10/2013, 00h00

Pedro Pincer

O excelente desempenho dos estudantes de Cocal dos Alves tem feito o pequeno município localizado no norte do Piauí se destacar. Alunos da cidade, que tem pouco mais de 5 mil habitantes, já foram campeões em olimpíadas nacionais de matemática, química e língua portuguesa.

À frente dessa história de sucesso está o professor Antonio Cardoso do Amaral, que dá aulas onde estudam os alunos campeões: a Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão e a Escola Municipal Teotônio ­Ferreira Brandão. Ele está há dez anos no magistério.

Os bons resultados obtidos logo na primeira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2005, fizeram com que alunos e professores passassem a acreditar mais no potencial deles e a sonhar com outros resultados.

Amaral explica que o trabalho para a Olimpíada Estadual de Matemática começou junto com a  Obmep. O bom resultado obtido no primeiro ano da competição incentivou a todos e provocou mudanças na preparação dos alunos.

Assim, no ano seguinte, antes mesmo da realização da prova da ­primeira fase da ­olimpíada, já havia encontros nos finais de semana com os alunos mais interessados em competir.

De acordo com a diretora da Escola Augustinho Brandão, Kuerly Vieira de Brito, é possível perceber que os estudantes passaram a acreditar mais em si e participam com mais intensidade das atividades propostas com o objetivo de melhorar o desempenho, seja nas atividades escolares ou nas competições das mais diversas áreas.

— Hoje temos alunos destaque nas olimpíadas de matemática, química, português e biologia — assegura.

Saiba mais

Censo do Professor, do Ministério da Educação:

http://bit.ly/CensodoProfessor

Professores no Brasil: impasses e desafios

http://bit.ly/ProfessoresnoBrasil

Anuário Brasileiro da Educação Básica

http://bit.ly/AnuarioEB2013

Estudo Exploratório sobre o Professor Brasileiro

http://bit.ly/EstudoExploratorio

Veja esta e outras edições do Especial Cidadania em www12.senado.leg.br/jornal/cidadania

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)