O cérebro é dividido em várias partes, cada uma com uma função específica, como o controle das sensações, da fala, visão, memória, equilíbrio e coordenação motora. Seu bom funcionamento é garantido pelo oxigênio e pelos nutrientes levados pelo sangue que circula nas artérias. Caso isso não ocorra, tem-se um AVC, que pode ser de dois tipos:

Isquêmico ou infarto cerebral – responde por 80% dos casos de AVC e ocorre quando o sangue deixa de circular numa área dO cérebro é dividido em várias partes, cada uma com uma função específica, como o controle das sensações, da fala, visão, memória, equilíbrio e coordenação motora. Seu bom funcionamento é garantido pelo oxigênio e pelos nutrientes levados pelo sangue que circula nas artérias. Caso isso não ocorra, tem-se um AVC, que pode ser de dois tipos:

Isquêmico ou infarto cerebral – responde por 80% dos casos de AVC e ocorre quando o sangue deixa de circular numa área do cérebro porque uma ou mais artérias estão obstruídas. Isso pode acontecer devido a uma trombose (formação de placas de gordura numa artéria do cérebro) ou embolia (quando um coágulo ou uma placa de gordura se solta de outra parte do corpo e, pela rede sanguínea, chega aos vasos cerebrais). 

Hemorrágico – é um sangramento provocado pelo rompimento de um aneurisma, em razão de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue ou traumatismos. Mais grave, essa forma de AVC é freqüente em jovens.

Nos dois casos, o AVC causa a morte das células nervosas da área do cérebro afetada, comprometendo as funções executadas por essa área.o cérebro porque uma ou mais artérias estão obstruídas. Isso pode acontecer devido a uma trombose (formação de placas de gordura numa artéria do cérebro) ou embolia (quando um coágulo ou uma placa de gordura se solta de outra parte do corpo e, pela rede sanguínea, chega aos vasos cerebrais). 

Hemorrágico – é um sangramento provocado pelo rompimento de um aneurisma, em razão de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue ou traumatismos. Mais grave, essa forma de AVC é freqüente em jovens.

Nos dois casos, o AVC causa a morte das células nervosas da área do cérebro afetada, comprometendo as funções executadas por essa área.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin