Banco Central orienta interessados

Da Redação | 09/05/2005, 00h00

Os interessados em constituir ou alterar cooperativas de crédito devem: 

1) Buscar informações e orientações junto ao Banco Central. 

2) Reunir pelo menos 20 pessoas interessadas na constituição da cooperativa, que tenham interesses comuns em obter crédito e serviços mútuos.

3) Elaborar um plano de negócios que oriente as atividades e demonstre a viabilidade econômica e financeira da cooperativa. 

4) Elaborar o estatuto social e a convocação da assembléia geral de constituição. Nessa assembléia, os associados irão aprovar o estatuto e eleger os membros do conselho de administração, do conselho fiscal e da diretoria executiva. 

5) Encaminhar a documentação de constituição ao Banco Central para obter a autorização de funcionamento. 

6) Encaminhar a documentação para registro na junta comercial. 

Para participar 

De acordo com o superintendente do Sicoob-Central/DF, Edivaldo Alves de Oliveira, para entrar em uma cooperativa de crédito já formada basta que o interessado em se associar se apresente, comprove sua afinidade com a sociedade e pague pelo menos 50% do valor da cota estipulada por cada cooperativa. O restante dessa cota inicial do cooperado pode ser parcelado. O capital social de uma cooperativa é formado com o dinheiro de todos os associados e subdividido em cotas-partes de capital. O associado irá integralizar essas cotas e será formada uma conta em seu nome. As regras para a formação e aumento contínuo do capital social vão variar de acordo com o estatuto de cada entidade. Se o associado quiser deixar a cooperativa, é suficiente que se apresente como retirante, receba o valor de suas cotas e o mais a que tiver direito pelas regras vigentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)