Canal viabiliza participação popular em projetos de lei

Da Redação | 01/02/2011, 00h00

Alojado no alto da página da instituição na internet, o Alô Senado funciona como a porta de entrada para o cidadão se comunicar com a Casa. Além de exibir o número 0800-612211, basta um clique para entrar no portal de notícias na área reservada à Sepop, preencher o formulário com sua solicitação ¿ como sugestões, esclarecimentos e pedidos para algum senador, participar de enquetes e enviar vídeo pelo YouTube ¿ ou navegar para conhecer outros serviços e informações disponíveis.

Uma delas é a seção que reúne as perguntas mais frequentes feitas ao Alô Senado (ver quadro à direita), que este ano deverá passar por uma reformulação, segundo a coordenadora da área, Sonibel Pastrana. "Ela vai reunir novas informações, ser mais ilustrativa e didática, para atrair os internautas", explica. Desde 1997, quando foi implantado o serviço 0800, na época chamado de A Voz do Cidadão ¿ tornando-se, segundo Sonibel, o primeiro órgão do Legislativo brasileiro a colocar atendimento telefônico regular, gratuito e de âmbito nacional ¿, o Alô Senado vem sendo aperfeiçoado.

Com um quadro atual de 30 atendentes, o Alô Senado está hoje preparado para atender tarefas mais difíceis. Ainda predominam as chamadas telefônicas (80%, contra 20% pela internet), principalmente em função dos recados trocados entre ouvintes da Rádio Senado Ondas Curtas, que concentra sua audiência em zonas rurais e distantes onde não há correio ou internet e às vezes só telefone público.

O Alô Senado atua até mesmo no aperfeiçoamento das leis. Em 2010, 740 mensagens sugeriram mudanças no Código de Processo Civil, muitas das quais ajudaram a construir o projeto aprovado no final do ano passado e encaminhado à Câmara.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)