Contrato ¿ Tenha o cartão mais adequado ao seu perfil. Ao assinar a proposta de adesão junto à administradora, o consumidor deverá ler atentamente todas as cláusulas, riscando espaços em branco. Nela devem constar a data de vencimento e a anuidade.


Programe-se ¿ Registre bem cada despesa (só jogue os comprovantes de compra fora depois da quitação da dívida, ou anote os valores em uma caderneta) e vá reservando dinheiro para quando a fatura chegar.

Extrato das faturas ¿ Confira as despesas lançadas na fatura, checando-as com os comprovantes da compra.

Evite pagamento mínimo ¿ As faturas trazem dois campos: um com o valor do pagamento mínimo e outro com o valor total das compras no mês. Evite o pagamento mínimo, pois incidem juros de 12% a 14% ao mês sobre o saldo devedor.

Bloqueio ¿ A administradora só poderá bloquear o cartão quando o cliente ultrapassar o limite de crédito.

Compra parcelada ¿ Muitos estabelecimentos dividem a compra pelo cartão sem juros. Pode ser vantajoso, mas veja se no preço há muita disparidade com o do concorrente que vende à vista.

Ganhe com a pontuação ¿ Cartões de afinidade premiam usuários que mais utilizam seus serviços. O certo é deixar o número de pontos crescer naturalmente, sem tentar alcançar metas, o que pode fazer você gastar mais.

Taxas ¿ Se você não puder pagar a fatura do mês, convém avaliar os juros e os prazos oferecidos em outras transações (como cheque especial ou empréstimo pessoal) para cobrir esse débito, pois os juros dos cartões de crédito costumam ser mais altos.

Parcelamento da dívida ¿ A administradora do cartão não é obrigada a parcelar o débito, nos casos em que o consumidor tenha dificuldades de pagamento. Qualquer negociação da dívida implicará novo ajuste entre as partes. Valem os juros acordados no contrato.

Crédito automático ¿ Algumas administradoras oferecem a possibilidade de saque com juros menores do que os cobrados nos parcelamentos das faturas.

Crédito rotativo ¿ Os juros somente devem incidir sobre o saldo verificado entre o valor da fatura e o valor pago. Fique atento para não deixar a administradora cobrar juros sobre o valor total da fatura.

Fraudes ¿ Para evitar que seu cartão seja clonado ou objeto de outras fraudes, nas lojas, os comprovantes de compra devem ser preenchidos à vista do consumidor. Se o comprovante for manual, inutilize o carbono que fica entre as vias. Independentemente dos cuidados tomados, o usuário que tiver prejuízo em virtude de fraudes deverá ser ressarcido. O art. 14, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor determina que a administradora deverá responder por problemas decorrentes da falta de segurança.

Compras pela Internet ou telefone ¿ Certifique-se de que a empresa com a qual o negócio está sendo realizado é idônea. Nas compras pela Internet informe-se, minuciosamente, sobre o sistema de segurança oferecido pelo site.

Fonte: Associação Nacional dos Usuários de Cartões de Crédito (Anucc) e Fundação Procon de São Paulo


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