Os mais de dez modelos de plugues e tomadas existentes hoje no Brasil darão lugar aos dois tipos definidos na norma NBR 14.136, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), publicada em 2002 e baseada em padrões internacionais de segurança. O padrão brasileiro prevê que esses dispositivos devem estar disponíveis para correntes de 10A (amperes) ou 20A, com dois ou três pinos redondos. Cada uma das versões apresenta configuração diferente no diâmetro dos pinos (de 4mm e 4,8mm), impedindo a sobrecarga de energia.


Dessa maneira, um aparelho eletrônico com corrente de 20A não pode ser conectado a uma tomada de 10A, pois seu plugue é compatível apenas com tomadas de 20A. Já um aparelho com corrente de até 10A pode ser conectado tanto na tomada de 10A quanto na de 20A, pois não existe risco de sobrecarga nesse circuito. 

A norma determina também que as tomadas devem ter as três entradas em uma cavidade de seis lados, para impedir o contato manual acidental com os pinos do plugue quando esses estão energizados e evitar choques elétricos.

Os novos modelos não acompanham padrões internacionais. Hoje não existe uma padronização mundial, mas cerca de 110 tipos diferentes.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin