Recomendação é substituir a tomada ou usar adaptadores

Da Redação | 16/11/2009, 00h00

A mudança nos plugues e tomadas não requer a troca de todas as tomadas das residências. De acordo com o Inmetro, a maioria dos plugues de dois pinos comercializados em aparelhos eletrônicos fabricados no país nos últimos anos já está adequada ao novo padrão.


Aparelhos como geladeira, máquina de lavar roupa e micro-ondas, que exigem o condutor terra e serão comercializados a partir de janeiro de 2010 somente com o plugue de três pinos, representam os 20% daqueles que não são conectáveis às tomadas atuais. A saída será a utilização de adaptadores, que obedecerão a regulamento do Inmetro de certificação compulsória. No entanto, o instituto ressalta que o ideal é trocar a tomada.

A conexão ao fio terra hoje existente em vários eletrodomésticos tem a mesma função do terceiro pino dos plugues e tomadas do padrão brasileiro. Desde 2006, a Lei 11.337 determina que todas as novas edificações precisam ter o aterramento da rede elétrica, além de exigir condutor terra nos aparelhos com carcaça metálica e naqueles sensíveis a variações bruscas de tensão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)