Órgão de defesa do consumidor critica mudança

Da Redação | 16/11/2009, 00h00

A justificativa de padronizar tomadas e plugues por motivo de segurança não é totalmente aceita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Pro Teste, cuja avaliação é de que parte da segurança que o novo padrão proporciona somente será efetiva se o consumidor alterar a instalação elétrica de sua residência e fizer o aterramento.


A Pro Teste, que participou do processo de discussão do novo padrão junto com o Inmetro e outras entidades do setor de eletrodomésticos, ressalta que boa parte das construções brasileiras não dispõe de um sistema de aterramento. O risco, aponta a Pro Teste, está na instalação das novas tomadas sem o devido aterramento e no uso indiscriminado de adaptadores.

Mas, diz o senador Delcidio Amaral (PT-MS), usar adaptadores é algo corriqueiro para quem viaja ao exterior e precisa usar seus equipamentos. O fato, segundo ele, não costuma causar problemas e o mesmo pode ocorrer com os consumidores que, a partir de 2010, vão comprar eletrodomésticos com os novos plugues. 

¿ Desde que sejam usados adaptadores certificados pelo Inmetro, não há problema e tudo deve funcionar bem ¿ observa.

O senador, que é engenheiro eletricista, adverte ainda que os equipamentos que atualmente trazem o fio de aterramento separado oferecem riscos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)