Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Jamaira Silva Martins

Jamaira Silva Martins
  • Ano de participação: 2019
  • Cidade: Cruzeiro do Sul - AC
  • Escola: Colégio Militar Dom Pedro II - CZS
  • Formação: Professora de Língua Portuguesa
  • Estudante finalista: Bruna Luiza Souza Silva
  • Redes Sociais:

Entrevista

Pergunta - Qual a sua experiência na área de educação? Há quantos anos leciona?

Resposta – Eu leciono a 21 anos, trabalho com a disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

P - Como foi a sua experiência em participar do Projeto Jovem Senador?

R – O projeto Jovem Senador foi um instrumento que proporcionou aos alunos uma melhor compreensão do que é ser cidadão. Com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil” os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, a partir de leituras, pesquisas e debates, os direitos e deveres dos cidadãos e a importância de sua participação na política, seja de forma direta ou indireta. Os alunos compreenderam que ser cidadão também é poder intervir na direção do que é público, participando de forma consciente e efetiva de decisões inerentes à comunidade em que vivem.

P - Como trabalhou o tema na sala de aula?

R – Os alunos conheceram o projeto a partir do material de divulgação. Foi realizado pesquisas, debates e produções textuais pertinentes ao tema e escolha das duas melhores redações da escola.

P - O Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos?

R – Com certeza, além das questões gramaticais e dos aspectos técnicos do texto argumentativo, o projeto Jovem Senador mostrou para os alunos o quanto é importante o conhecimento para ter participação ativa, consciente e engajada da vida política social do pais.

P - Como foi o trabalho na escola e a repercussão da classificação de seu aluno para o projeto?

R – A nossa escola busca a excelência acadêmica e valores éticos, estimula ações que propiciem o desenvolvimento dos alunos. A notícia que a aluna Bruna Luiza foi a primeira colocada no Estado do Acre foi muito emocionante. Nós choramos de alegria, pois foi um sonho realizado. Foi o reconhecimento do esforço e garra de nossa aluna. A escola preparou um evento com entrega de medalhas e certificados pela participação no concurso. Também foi publicado, nas redes sociais, felicitações aos envolvidos no processo.

P - Participa ou já atuou em outros projetos voltados para a educação do jovem brasileiro?

R – Participei das olimpíadas de Língua Portuguesa e de vários projetos no âmbito escolar como recitais, leitura e escrita na escola.

P - Com base em sua experiência de vida, deixe um conselho/dica para os seus alunos.

R – É preciso sempre acreditar em sonhos, eles movem as nossas vidas.

O projeto Jovem Senador foi um instrumento que proporcionou aos alunos uma melhor compreensão do que é ser cidadão. O projeto mostrou para os alunos o quanto é importante o conhecimento para ter participação ativa, consciente e engajada da vida política social do pais.

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