Bruna Luiza Souza Silva

Bruna Luiza Souza Silva
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2019
  • Escola: Colégio Militar Dom Pedro II - CZS
  • Cidade: Cruzeiro do Sul - AC
  • Professor(a): Jamaira Silva Martins

Entrevista

Pergunta - Já escolheu em que área quer estudar / trabalhar? Tem algum projeto profissional em vista?

Resposta – Desde pequena eu sempre sonhei em fazer Direito, sempre admirei as profissões que esse curso pode oferecer e em como eu me identifico com ele. Fui crescendo e o meu desejo pela justiça igualitária  e pela não violação dos direitos humanos, só aumentava dentro de mim, acreditei e sempre acreditarei em um mundo melhor, com paz e com os direitos que todos nós temos por sermos humanos. Um projeto que busco a curto prazo é passar no vestibular para Direito que é verdadeiramente a minha paixão.

P - Você participa de alguma ação social em sua comunidade? Conte para a gente!

R –  Eu participo de um projeto social muito importante para os membros da igreja a qual pertenço, o projeto chama-se “ Ministério Dorcas" que doa cestas básicas para famílias carentes. Esse é um projeto lindo, que leva alegria às casas carentes de minha cidade. Fazer parte desse projeto me ajuda a ser um ser humano melhor, e agradecer sempre por aquilo que tenho .

P - Como você acha que deve ser a participação política dos jovens em sociedade?

R -  Eu acredito que a educação muda as pessoas e consequentemente as pessoas mudarão o mundo. Os jovens precisam atentar-se aos problemas da sociedade, e procurar conhecer o orçamento público de sua cidade, para assim propor uma política pública que venha ao encontro das necessidades sociais. Acho que os jovens podem participar diretamente da política de seu país, candidatando-se aos mais diversos cargos  e alimentando em si o desejo de uma Nação justa, voltada para a melhoria da sociedade.

P - Você conhece alguém que seja inspirador? Por quê?

R –  Sim. Além dos grandes homens da Bíblia Sagrada, me inspiro muito no coach e escritor Tiago Brunet, que em seus livros nos oferece ideias assertivas para uma vida atualizada, e em como ter uma visão do futuro sem ao menos ter chegado lá. Também quero falar da minha família, que sempre será a minha maior inspiração. Sem dúvidas ela é o meu maior exemplo de perseverança e fé. Sem ela eu jamais chegaria onde cheguei e jamais conquistaria o que tenho conquistado.

P - Qual o seu hobby?

R –  Eu sou inteiramente  apaixonada por livros, o meu maior hobby é estar com eles, conhecendo lugares sem sair de casa. Gosto de assistir séries e filmes, especialmente filmes baseados em fatos reais, principalmente quando é sobre histórias do nosso mundo. Além disso, conversar  e  sair com meus amigos é o  hobby mais divertido.

P - Qual é o seu livro favorito?

R – Eu amo tanto os meus livros, que fica até difícil escolher apenas um, mas posso destacar o livro “Os fornos de Hitler" , talvez seja porque o ganhei de Natal, ou porque ele é um relato pessoal de uma sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz. A autora, Olga Lengyel, conta de uma forma emocionante suas experiências e como conseguiu escapar da morte. Como disse Ela prestou um belo serviço ao dar vozes àqueles que hoje estão em silêncio e praticamente esquecidos, sem dúvidas ele lidera o ranking dos meus livros preferidos.

P - Qual o papel de sua família na sua formação?

R –  A minha família  tem o maior papel na minha formação, tanto como pessoa quanto como profissional . Ela sempre me incentiva a nunca desistir daquilo que eu quero e acreditar que mesmo com os ventos contrários eu nasci para vencer. Isso me ajuda e me inspira a continuar a minha jornada. Minha família acredita em cada sonho meu e me ajuda a realizá-los todos os dias.

P - O que a motivou a participar do Jovem Senador 2019?

R –  A oportunidade de poder realizar um sonho e conhecer mais sobre a política do meu país. Acreditar que eu poderia ganhar esse Concurso e representar a minha escola e o meu estado foi a minha maior motivação.

P - Alguém ajudou a motivá-la para participar do Jovem Senador 2019?

R -  Minha amiga Giovanna me incentivou desde o início, acreditou que eu poderia ganhar e pediu para que eu não desistisse mesmo após algumas dificuldades para concluir minha redação. Minha família e minha professora também me apoiaram bastante, me auxiliando em todas as minhas dúvidas.

P - Como foi a repercussão em sua escola sobre a notícia de sua classificação para o Jovem Senador?

R – Foi incrível! A repercussão foi gigantesca, eu jamais esperava receber tanto carinho dos alunos e professores. A escola promoveu um evento com entregas de medalhas e certificados pela participação do concurso. A conquista não foi individual, mas sim coletiva. Foram momentos de fortes emoções , meu colégio  divulgou a notícia em uma rede social, na qual recebi muitos comentários de apoio e carinho, me sinto privilegiada por poder representar cada uma das pessoas que me apoiaram e torceram por mim, sem dúvidas a minha classificação é de todos!

P - Cite uma frase que você gosta.

R – “Uma visão do futuro é o ponto inicial para qualquer grande realização na vida" (Tiago Brunet).

Colégio Militar Dom Pedro II - CZS
Telefone:
(68) 33226462
Diretor:
Rômulo Barros da Silva
Professor orientador:
Jamaira Silva Martins