A professora Jane possui mais de 21 anos de experiência na área de educação, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. É graduada em letras com especialização em metodologia do ensino da língua portuguesa.

Jane nos conta que em 2017 participou pela primeira vez do Jovem Senador, ocasião em que foi vencedora, ao orientar a aluna Amanda Duarte. Já neste ano, relata o interesse dos alunos: “como os alunos da escola sabiam deste maravilhoso concurso de redação, ficaram muito interessados em participar. Inscrevi novamente e ganhamos com o aluno Pedro Vinicius”.

O tema deste ano “A Constituição Cidadã 30 anos depois” foi trabalhado em sala de aula após as férias de julho, com as turmas de segundo e terceiro ano: “foram duas semanas falando da Constituição Federal através da leitura de artigos, história, direitos, citações que poderiam ser colocadas na redação, além de debates, onde cada aluno deu o seu ponto de vista sobre o tema”. Para despertar maior interesse nos alunos, Amanda Duarte, a vencedora do Jovem Senador em 2017, foi convidada para falar de sua vivência em Brasília, o que gerou ainda mais curiosidade nos alunos e vontade de participar.

Ao final, todos participaram realizando a redação, como nota de avaliação mensal. Segundo Jane, cartazes foram colocados por toda a escola, como lembrete e incentivo para a participação dos alunos.

Para a professora orientadora, duas vezes finalista no JS, a contribuição do Projeto aos alunos é valiosa, uma vez que, segundo palavras de Jane: “muitos não tinham conhecimento e a partir das aulas ministradas, ficaram interessados, assim conhecendo os seus direitos”.

Umas mensagem para seus alunos

“Na vida devemos sempre nos esforçar, fazer o nosso melhor e independentemente de nossa profissão, nos empenhar e muito, pois assim colheremos os frutos, as vitórias. Nada é difícil e tudo é possível quando você acredita no seu potencial. Se você tem um sonho, uma faculdade que deseja, lute e dedique o tempo que for necessário para conseguir chegar lá”.