Pedro Vinícius Araújo de Abreu, 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola General Malan, do estado do Mato Grosso do Sul quer ser médico e acredita que todo cidadão deve se comprometer politicamente, mesmo que não partidariamente. Segundo Pedro Vinícius, os jovens sempre tiveram um papel central de rompimento com paradigmas políticos e sociais; e hoje, mais do que nunca, continuam sendo importantes, ainda mais com a possibilidade de se usar a internet para uma participação política mais inclusiva e democrática. Vinícius acha que o inconformismo e o senso crítico dos jovens devem estar sempre presentes em tudo que fazem.

Pedro Vinícius gosta de ler, praticar esportes, assistir séries de TV, sair com os amigos e tocar violão. Tem a família como alicerce de sua vida, com destaque para os pais e o avô que lhe mostraram a importância da leitura e do estudo ao longo de seu desenvolvimento. Atualmente, Vinícius tem como favorito o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.

Sobre sua professora, Jane Laura, o Jovem Senador de Mato Grosso do Sul é só elogios: "Devo muito à professora Laura, que motiva e se dedica muito aos seus alunos". Outro motivo apontado por Pedro Vinícius para participar do Jovem Senador 2018 foi o fato se sua escola ter representado o estado de MS na edição de 2017, o que gerou uma mobilização entre todos os alunos do ensino médio.

Em sua redação para o concurso que o tornou um “Jovem Senador”, ao discorrer sobre a dicotomia “adereço ou exequibilidade” da Constituição Federal, Pedro Vinícius argumenta que a população carece de conhecimento sobre a Constituição. Que as condições socioeconômicas da maior parte da população colaboram para que o cidadão desconheça seus direitos e deveres. Pedro Vinícius defende que o Ministério da Educação, a imprensa e a família unam esforços para tornar a Constituição conhecida de todos e a tirem da condição de adorno histórico em que se encontra atualmente.

Escola Estadual General Malan
Telefone:
(67) 33141230
Diretor:
Aparecida Conceição de Araújo