Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Pedro Vinícius Araújo de Abreu, 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola General Malan, do estado do Mato Grosso do Sul quer ser médico e acredita que todo cidadão deve se comprometer politicamente, mesmo que não partidariamente. Segundo Pedro Vinícius, os jovens sempre tiveram um papel central de rompimento com paradigmas políticos e sociais; e hoje, mais do que nunca, continuam sendo importantes, ainda mais com a possibilidade de se usar a internet para uma participação política mais inclusiva e democrática. Vinícius acha que o inconformismo e o senso crítico dos jovens devem estar sempre presentes em tudo que fazem.

Pedro Vinícius gosta de ler, praticar esportes, assistir séries de TV, sair com os amigos e tocar violão. Tem a família como alicerce de sua vida, com destaque para os pais e o avô que lhe mostraram a importância da leitura e do estudo ao longo de seu desenvolvimento. Atualmente, Vinícius tem como favorito o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.

Sobre sua professora, Jane Laura, o Jovem Senador de Mato Grosso do Sul é só elogios: "Devo muito à professora Laura, que motiva e se dedica muito aos seus alunos". Outro motivo apontado por Pedro Vinícius para participar do Jovem Senador 2018 foi o fato se sua escola ter representado o estado de MS na edição de 2017, o que gerou uma mobilização entre todos os alunos do ensino médio.

Em sua redação para o concurso que o tornou um “Jovem Senador”, ao discorrer sobre a dicotomia “adereço ou exequibilidade” da Constituição Federal, Pedro Vinícius argumenta que a população carece de conhecimento sobre a Constituição. Que as condições socioeconômicas da maior parte da população colaboram para que o cidadão desconheça seus direitos e deveres. Pedro Vinícius defende que o Ministério da Educação, a imprensa e a família unam esforços para tornar a Constituição conhecida de todos e a tirem da condição de adorno histórico em que se encontra atualmente.

Escola Estadual General Malan
Diretor:
Aparecida Conceição de Araújo
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11