Maria de Fátima Caiana Ribeiro Alves

Maria de Fátima Caiana Ribeiro Alves
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola Cidadã Integral Professor Francelino de Alencar Neves
  • Formação: Licenciatura em Letras
  • Representante na semana presencial, em Brasília: (Silvia Regina Siqueira de Sousa)
  • Estudante finalista: Lynda Emanuelly da Costa Oliveira

Maria de Fátima possui vinte anos de experiência como professora, foi tutora de um curso universitário de Letras e atuou na área administrativa como Secretária Municipal de Educação.

A professora orientadora da aluna Lynda Emanuelly, finalista que representará o estado da Paraíba em Brasília, conta sobre sua atuação no Jovem senador: “sempre participei deste concurso, mas nunca achei que pudesse conquistar, juntamente com a aluna, o título. É um sonho do educador ver a redação da sua aluna publicada no livro do Jovem Senador. Foi muito emocionante o dia do resultado!”

Após ter sido divulgado na escola o Concurso de Redação, os alunos foram incentivados a participar da produção dos textos. Jornais e revistas foram amplamente utilizados. Uma comissão de cinco professores foi formada para avaliar as redações e escolher a finalista.

Para Maria de Fátima, o Jovem Senador proporcionou uma relevante discussão sobre o país, uma vez que o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois” é bastante abrangente, rico em pontos a serem abordados em sala de aula.

“O trabalho foi bastante divulgado, bem debatido, amo trabalhar com redação e participo de todos os concursos que são oferecidos. A repercussão do resultado foi maravilhosa, os alunos todos ficaram felizes pela colega e pela escola, foram muitos abraços, muita divulgação”, nos conta com emoção a professora finalista.

Umas mensagem para seus alunos

“Aconselho o hábito da leitura como essencial para a formação integral e a necessidade de um projeto de vida bem elaborado com ajuda da escola de forma interdimensional”.