Eudson Erson Silveira Cruz

Eudson Erson Silveira Cruz
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Calado
  • Formação: Licenciatura Plena em Língua Portuguesa
  • Estudante finalista: Luana Coutinho da Silva

Há onze anos professor de Língua Portuguesa nas escolas públicas do Estado do Pará, Eudson classifica como interessante a experiência de participar do Jovem Senador.

Segundo ele, a escola promoveu a divulgação do concurso e cada aluno escolheu um professor para ser seu orientador. Depois dos textos produzidos, foi formada uma comissão para seleção do texto vencedor. Para o embasamento e produção das redações, foram lidos em sala diversos textos e posteriormente realizados debates sobre os direitos constitucionais e sua efetividade.

Eudson considera extremamente positiva a contribuição do Projeto Jovem Senador para a formação de seus alunos: “antes, os alunos não tinham noção do papel da Constituição nas sociedades modernas. As leituras e os debates contribuíram para que eles tivessem consciência desse papel”.

A conquista de Luana também foi uma vitória da escola, que mobilizou bastante os alunos e os professores: “a classificação da aluna foi divulgada pela equipe pedagógica e gestora para todos os alunos do turno da manhã com o propósito de dar visibilidade ao projeto Jovem Senador e motivar ainda mais os demais alunos a participarem das edições seguintes”.

Umas mensagem para seus alunos

“Que vocês continuem se esforçando, estudando e aproveitando ao máximo a oportunidade que vocês têm de estudarem numa escola pública de qualidade”.