A Constituição Cidadã 30 anos depois


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Jovens Senadores chegam a Brasília nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (19), chegam a Brasília os 27 vencedores do Concurso de Redação do Senado Federal. Os estudantes foram os primeiros classificados em cada unidade da Federação na edição deste ano, que teve como tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”, e representarão seus estados e o Distrito Federal em um mandato simulado de quatro dias, em Brasília.

Os jovens senadores estarão em Brasília de 19 a 24/11/2018. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. A solenidade de posse e a eleição da Mesa Jovem ocorrerão na terça-feira (20), às 11h, no Plenário do Senado, em sessão aberta ao público. Além dos jovens, também participam os professores que os orientaram no processo de elaboração das redações.

Durante a semana, com o apoio dos consultores do Senado, eles debaterão suas próprias ideias legislativas nas comissões e no plenário da Casa, ocupando os lugares dos senadores da República. Uma vez aprovadas pelo grupo em sessão na sexta-feira (23), as sugestões legislativas serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, onde podem ser transformadas em projetos de lei e passam a tramitar efetivamente no Congresso Nacional.

 

Primeiros colocados

O Concurso de Redação do Senado seleciona os primeiros lugares estaduais e do Distrito Federal, que conquistam o direito de se tornarem jovens senadores e ganham a viagem a Brasília, e classifica os três primeiros nacionais. Os demais não recebem classificação nacional. A estudante Lanielle Lorana de Sá Andrade, do Centro Estadual de Tempo Integral José Alvez Bezerra, do Piauí, foi a vencedora do concurso, com a redação “Cidadão em ação, democracia em construção”.  Sua escola é vencedora do Jovem Senador no Estado seis vezes e seu professor orientador, Satírio Francisco de Sousa conquistou pela quarta vez a classificação no projeto.

Em segundo lugar, ficou o Matheus Moura Carabolante, da Escola Estadual Oscar Antônio da Costa, do município São Francisco, do Estado de São Paulo. Ele é o autor do texto “Democratização e dignidade”.  Já a aluna que escreveu a redação “Deveres e direitos diferentes”, Luana Coutinho da Silva, conquistou o terceiro lugar na etapa nacional. Ela estuda na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Calado, em Igarapé-Açu, Pará.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. A lista de todos os alunos classificados em segundo e terceiro lugares nos Estados e no DF também está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

 

Jovem Senador em números

Em 2018, o Jovem Senador recebe mais de 194 mil redações e mobilizou mais de 347 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, um aumento de 7% em relação à edição anterior. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de mais de 8 mil professores orientadores.

Os Estados de maior participação no Jovem Senador 2018 foram:

  • 1º Alagoas: 83% (aumento de 20% em relação à 2017)
  • 2º Rio Grande do Norte: 82% (aumento de 37% em relação à 2017)
  • 3º Acre: 23%
  • 4º Santa Catarina: 17%
  • 5º Ceará: 15%

Desde a primeira edição em 2011 até 2018, o Jovem Senador registrou os seguintes números:

  • 1.587.971 alunos mobilizados
  • 41.566 professores mobilizados
  • 697.230 redações recebidas pelas escolas

Para mais informações, confira o site www.senado.leg.br/jovemsenador.

Serviço

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