Roberlete de Souza Silva

Roberlete de Souza Silva
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola de Ensino Médio Integral Craveiro Costa
  • Formação: Licenciatura em Letras Português
  • Estudante finalista: Giulia Lima Mendes

Professora há oito anos, os quatro últimos lecionando Língua Portuguesa na rede estadual de ensino, Roberlette de Souza revela com orgulho a dedicação aos seus alunos: “Há três anos consecutivos trabalho o Projeto Jovem Senador na escola Craveiro Costa. E, nesses três anos, meus alunos foram classificados como finalistas estaduais. Para minha alegria, este ano, minha aluna foi classificada para representar o Acre”.

Entusiasta do Projeto Jovem Senador, Roberlette, que possui Licenciatura em Letras/Português, apresentou o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois” e promoveu discussões em sala, mobilizando seus alunos para a produção de textos. Para enriquecer a abordagem, utilizou, ainda, textos e vídeos relacionados ao tema.

Para a professora, a importância do Jovem Senador vai além do Concurso de Redação: “procuro utilizar esse concurso tanto para formar valores em meus alunos, como para trabalhar o texto dissertativo-argumentativo, peça tão importante no ENEM”.

Ressalta, ainda, que a contribuição do Projeto para a formação dos alunos é fundamental, uma vez que os temas propostos visam o estímulo à participação cidadã.

A conquista de sua aluna Giulia Lima Mendes, segundo Roberlette, foi bem recebida por todos: “O trabalho na escola é sempre muito fácil, já que a gestão apoia ações como essa. E a repercussão foi muito positiva e bastante comemorada”.

Uma mensagem para seus alunos

“A educação é o caminho mais doce na trajetória da vida. É através dela que construímos nossos castelos, cultivamos nossos jardins, mas, acima de tudo, é por meio da educação que alçamos voos altos rumo aos sonhos que nos alimentam”.