Giulia Lima Mendes

Giulia Lima Mendes
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola de Ensino Médio Integral Craveiro Costa
  • Cidade: Cruzeiro do Sul - AC
  • Professor(a): Roberlete de Souza Silva

Sou uma jovem que gosta de cantar, ler, desenhar e assistir série. Meu livro preferido é “O guia do mochileiro das galáxias”, de Douglas Adans. O livro conta as aventuras de um rapaz que consegue escapar da destruição da terra fugindo em uma nave espacial de um alienígena disfarçado de humano.

A princípio, irei estudar Direito como forma de aprimorar meus conhecimentos, tendo em vista que isso me possibilitará uma percepção mais ampla sobre o mundo no qual vivemos.

O papel da minha família em minha vida é de suma importância pois, foram eles que me fizeram desenvolver princípios que são imprescindíveis em minha formação, sendo eles tanto éticos quanto morais.

Participo do grupo de jovens da igreja que frequento e lá desenvolvemos ações sociais para a comunidade. Já fui colaboradora em um projeto desenvolvido pelos Irmãos Maristas. O projeto visava a preservação do meio ambiente, em especial a Floresta Amazônica.

Na minha concepção, enquanto cidadã, acredito fielmente no poder da educação como modo de construção do caráter e censo crítico do indivíduo. Com base nisso, a participação política dos jovens está diretamente associada, tornando-os mais conscientes e livres de quaisquer influência. Conhecedores da política, os jovens passam a ter propriedade sobre o assunto, se tornando capacitados e portadores de senso crítico.

Embora tenha participado de um concurso para o Programa Jovem Senador, não tenho pretensões políticas.

Mesmo assim, participei do concurso visando vivenciar uma nova experiência, através da consolidação deste desafio. Para isso,  tive o apoio de todos os professores e equipe gestora da minha escola. Os professores fizeram a divulgação do concurso, nos deram as orientações iniciais e nós escolhemos com qual professor iríamos trabalhar. Montou-se uma comissão julgadora que escolheu o texto que representaria a escola.

Quando nos ligaram informando do resultado, houve uma repercussão gigantesca, pois não sabia que iria alcançar a tantas pessoas, tornando assim uma conquista coletiva e não individual. Foi muito gratificante. E está sendo uma honra representar a minha escola, minha cidade e meu estado no Jovem Senador.

Escola de Ensino Médio Integral Craveiro Costa
Diretor:
Flávio Rosas da Silva
Professor orientador:
Roberlete de Souza Silva