Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Willyane Fernanda Barbosa de Pontes

Willyane Fernanda Barbosa de Pontes
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio José Barboza dos Santos
  • Cidade: Timbaúba - PE
  • Professor(a): Laurinete Oliveira da Silva

Uma frase que gosta: “Só sei que nada sei”. (Sócrates)

 

Meu perfil...

Decidida a seguir a carreira de médica, Willyane gosta de participar de atividades sociais que apoiem a juventude e suas demandas, bem como em ações de políticas públicas que tratem das questões ligadas ao papel do jovem em sociedade. Já atuou, inclusive, na Conferência da Juventude, a UMET (União Municipal Estudantil de Timbaúba) na qual foi uma das líderes, e participa também da juventude do Partido Verde de sua cidade.

Preocupada com o papel político do jovem, Willyane acredita que os jovens precisam ser mais ativos. “Aparentemente a juventude atual está muito acomodada e introspectiva em relação ao cenário político no país”.

Como figura pública de destaque, a Jovem Senadora de Pernambuco indicou J. K. Rowling, autora da série de livros Harry Poter. “Por ser autora de minha saga favorita e um dos maiores exemplos de que não devemos desistir apesar dos inúmeros obstáculos que a vida nos impõe”.

Seu hobby principal é ler e sua obra favorita “1984”, de George Orwell. Aproveita o tempo livre, ainda, para praticar Arquearia, sendo uma das atletas federadas da cidade, dentro do projeto “Lutando pela vida”, que tem por objetivo a socialização por meio do esporte. Seus gêneros musicais prediletos são MPB e Internacional.

 

E por falar de Jovem Senador...

Willyane motivou-se a participar do Jovem Senador pelo tema de 2017 que considerou “forte e interessante para se discutir”. Além disso, contou com o apoio de sua professora, a vice-diretora da escola e do seu melhor amigo - todos disseram que ela deveria confiar em suas habilidades.

Ao saber de sua classificação, Willyane chorou de emoção e começou a pular de alegria. “A ficha demorou muito a cair”. Minha família ficou extremamente feliz e emocionada, principalmente minha avó, a pessoa que mais acredita em mim no mundo”.

Para Brasília, a Jovem Senadora de Pernambuco espera ansiosa e curiosa toda a experiência que vivenciará com os demais jovens senadores da edição de 2017.

Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio José Barboza dos Santos
Diretor:
Mauricio José Rodrigues
Professor orientador:
Laurinete Oliveira da Silva
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11