Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Geysa Berton

Geysa Berton
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael
  • Cidade: Flores da Cunha - RS
  • Professor(a): Edolesia Fontoura da Rosa Andreazza

Uma frase que gosta: “O homem precisa daquilo que em si há de pior se pretende alcançar o que nele existe de melhor. ” (Friedrich Nietzsche)

Meu perfil...

Geysa Berton quer estudar psicologia e auxiliar principalmente as famílias mais carentes que precisam de atendimento e apoio. Para o futuro, deseja um mundo mais justo e menos violento. “Espero, de coração, um mundo com mais igualdade e menos intolerância, mais respeito e união, mais educação. Através disso, a desigualdade social e a violência que nos assustam diariamente seriam melhor combatidas”.

Preocupada com o desenvolvimento de sua comunidade, Geysa participa do Interact Club – um clube que reúne jovens de 13 a 18 anos para atuarem em ações sociais. O Interact é filiado ao Rotary Club, “uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que auxilia diretamente nas condições sociais e ambientais da comunidade, visando à formação de jovens mais conscientes e com espírito de liderança”.

Junto com seus amigos do Interact, Geysa já desenvolveu vários projetos que visam à cidadania e a melhorar as condições ambientais e de convívio social em sua comunidade. “Auxiliei em almoços beneficentes, visitas a escolas, orfanatos, casas de repouso e famílias carentes, recolhimento de lixo nas ruas, entre outras campanhas”.

A Jovem Senadora do Rio Grande do Sul acha importante que os jovens façam a diferença em suas comunidades. “A participação política do jovem deveria ser mais ativa. Creio que com a mentalidade mais inovadora do jovem poderíamos obter um olhar diferenciado sobre a sociedade além de dar mais voz aos adolescentes que muitas vezes desejam expressar suas opiniões”.

Como figura pública de destaque, indicou José Bonifácio.

Para se divertir, Geysa gosta de ir à academia, sair com os amigos e participar do Interact em atividades comunitárias. Em seu tempo livre também gosta de ler e ouvir música. Sua obra favorita é “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. E quanto aos gêneros musicais, é eclética, gosta de diversos tipos de música.

Apoiada por sua professora Edolésia, a Jovem Senadora do Rio Grande do Sul acredita que sua participação no projeto trará uma experiência ímpar para sua formação profissional.

Quando soube do resultado, a surpresa foi geral e a comemoração com a família maior ainda. “Foi um completo choque! Jamais esperava isso, sempre tenho muita fé, porém com o passar do tempo acreditei que não haveriam mais chances. Ao receber a ligação senti muita alegria, que, sinceramente, nem coube dentro de mim”. Orgulhosos pelo desempenho de Geysa, toda a família apoiou sua viagem e está imensamente feliz em vê-la representar o seu Estado.

Sobre a viagem, a Jovem Senadora é pura expectativa. “Estou muito ansiosa e empolgada. Pretendo fazer a diferença no senado e sei que vou adquirir aprendizados para toda minha vida, sem qualquer sombra de dúvida. Está sendo uma experiência inesquecível”.

Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael
Diretor:
Vitório Francisco Dalcero
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11