14/08/2018, 15h51 - ATUALIZADO EM 14/08/2018 - 15h51
Vencedora do Jovem Senador 2017 no Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, no município de Flores da Cunha, se organiza a cada edição do projeto para promover debates e estimular a participação dos seus alunos no Concurso de Redação do Senado Federal.
Desde o início do ano, os 410 alunos desenvolveram trabalhos relacionados ao tema do Jovem Senador 2018 - “A Constituição Cidadão - 30 Anos Depois”. Como o apoio da direção da escola, o aprendizado foi intensificado com a apresentação de vídeos, a reflexão sobre momentos importantes da história da Constituinte e a discussão de assuntos relevantes presentes no texto constitucional.
- Com o 3º ano da manhã, turmas em que leciono Literatura e Português, o trabalho foi mais intenso. Fizemos pesquisas, apresentações com vários assuntos e artigos da Carta Magna - conta Edolesia Fontoura da Rosa Andreazza, professora de Literatura e Português e vencedora do Jovem Senador de 2017.
A discussão sobre os 30 anos da Constituição também contribuiu para que fossem realizadas atividades multidisciplinares, com a participação de profissionais da própria comunidade. A Escola São Rafael realizou uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul – UCS e recebeu o Professor Nivaldo Comin, Mestre em Direito Constitucional, para uma palestra. No encontro, o professor discorreu sobre as grandes mudanças ocorridas antes e depois da Constituição, o que ajudou os alunos a definirem suas posições dissertativas.
A Jovem Senadora Geysa Berton, ex-aluna da escola, Jovem Senadora em 2017, também atuou como incentivadora dos estudantes do 3º ano, contando sua experiência e enfatizando a importância de que cada participante dê o seu melhor no concurso.
Segundo a professora Edolesia, os trabalhos de pesquisa e posterior debate nas diversas áreas foram um exercício de observação da realidade para os alunos analisarem o efeito da Constituição em suas vidas, 30 anos depois, e julgarem sobre o que ainda precisa ser feito, escrito ou mudado.
Os trabalhos foram finalizados na primeira quinzena de agosto e os alunos aguardam a partir de agora a divulgação do resultado final que deve ocorrer até o dia 11 de outubro, no site do Jovem Senador – www.senado.leg.br/jovemsenador.
SERVIÇO
IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest
09/08/2024 17h29
Jovens senadores de 2024 aprovam três propostas05/08/2024 16h41
Jovens Senadores de 2024 tomam posse e iniciam atividades