Fernanda Valeska Mendes da Silva

Fernanda Valeska Mendes da Silva
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Calado
  • Formação: Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (UEPA); Especialização em Língua e Literatura (UEPA); Mestrado em Língua Portuguesa (UFPA)
  • Estudante finalista: Gabriela da Silva Nascimento

Minha vida profissional

Com mais de 15 anos de experiência, Fernanda Valeska iniciou seu trabalho no Ensino Fundamental e desde 2007 ingressou na Rede Pública de Ensino.

Finalizando seu Mestrado em Língua Portuguesa, a professora Fernanda Valeska ainda encontrou tempo para participar do Projeto Jovem Senador. “Essa é a segunda vez que participo do projeto. Gosto de trabalhar com atividades que busquem uma formação política e cidadã dos alunos, por isso sempre que posso participo do programa”.

Em sala de aula, realizou debates sobre a pluralidade e a intolerância, apoiada em textos impressos e em vídeos que abordavam as várias facetas do tema escolhido para 2017 – “Brasil plural: para falar de intolerância”.

Quanto à contribuição do Jovem Senador, Fernanda Valeska acha importante a iniciativa pois “fomenta o debate e a formação linguística e cidadã” dos jovens. Sempre em busca de aperfeiçoamento profissional, a professora participa, ainda, de outras iniciativas de empoderamento do jovem como, por exemplo, as Olimpíadas de Língua Portuguesa, tendo sido por duas vezes semifinalista; em 2012, na categoria crônica, e em 2016, na categoria artigo de opinião.

A “sensação do dever cumprido” é o sentimento que marcou Fernanda Valeska ao tomar conhecimento da conquista de sua aluna Gabriela da Silva Nascimento. “Senti-me muito feliz por saber que estou contribuindo significativamente para a vida social e escolar dos meus alunos”.

Uma mensagem para seus alunos

“Uma sociedade justa só se constrói com base na tolerância e no respeito, por isso, procurem conhecer as diversidades, de qualquer natureza, e se armem de conhecimento para o debate social. É por meio da educação que teremos subsídios para mudar a sociedade intolerante em que vivemos atualmente”.