Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Gabriel Fernandes Mendes

Gabriel Fernandes Mendes
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Escola Estadual Madre Belém
  • Cidade: Palmas - TO
  • Professor(a): Gleice Fernandes Carvalho

Uma frase que gosta: “O homem é aquilo que a educação faz dele”. (José Eugênio Castro Fernandes)

 

Meu perfil...

Gabriel já decidiu que vai estudar Direito e prestar concurso nessa área. Gosta de participar de projetos voltados para os jovens e já foi presidente do Grêmio Estudantil por dois mandatos, semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa em 2014 (Crônica) e em 2016 no gênero Artigo de Opinião.

O Jovem Senador do Tocantins acredita no papel decisivo do jovem em sociedade. A participação política dos jovens deve ser “fortemente ativa, porque é importante a participação de todos nas decisões políticas do país”.

Como figura pública de destaque, indicou o educador Paulo Freire.

Em suas horas livres, gosta de sair com os amigos, praticar esportes, ler, assistir filmes e séries. Seu livro predileto é “O mundo não vale a minha mãe”, de Dourival Santiago, um escritor tocantinense. Quanto ao gênero musical, ele prefere a música sertaneja.

Sempre interessado por projetos educacionais, o Jovem Senador já fazia parte dos sonhos do Victor Matheus e ele conseguiu concretizar. Agora, sua maior expectativa para as atividades em Brasília é “aproveitar a oportunidade para representar a força jovem brasileira nas relações políticas, e tentar contribuir para melhorias nacionais”.

Escola Estadual Madre Belém
Diretor:
Otalmy Brito de Carvalho
Professor orientador:
Gleice Fernandes Carvalho
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11