Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Minha vida profissional

Maria do Carmo tem mais de 28 anos na área da Educação e teve sua primeira experiência no Magistério em Minas Gerais, com uma turma de Ensino Fundamental. Em seguida, mudou-se para Rondônia, onde se graduou em Pedagogia e fez suas primeiras especializações. Trabalhou em sala de aula com turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e atua na coordenação pedagógica da escola há pelo menos 17 anos.

Com o Jovem Senador, a professora Maria do Carmo já trabalha há quatro anos. “Faço a mobilização na escola incentivando os alunos a participarem do concurso de redação. Conto com a ajuda de alguns professores na tarefa de incentivar e orientar os estudantes. Neste ano, a participação foi por opção. Gosto de trabalhar com este projeto porque tem uma boa proposta, permite que o aluno pesquise e aprofunde conhecimentos sobre temas bem relevantes, além de ajudá-los a consolidar habilidades inerentes à leitura e escrita com importante foco na argumentação, estimulam a reflexão sobre política, democracia e cidadania. Assim, ajuda também a escola a cumprir o papel social na formação de sujeitos políticos, fomentando o protagonismo”.

Em 2016, também atuou nos projetos Câmara Mirim e Parlamento Jovem Brasileiro, com alunos vencedores em ambos. “Mobilizo todos os concursos de redação, vídeo e desenho no ambiente escolar. Estou desenvolvendo um projeto de Assembleias Escolares com as turmas do Ensino Fundamental I, visando desenvolver conceitos de democracia, participação e cidadania. Acredito numa educação pautada nos princípios democráticos”.

A divulgação do Jovem Senador foi feita para todos os alunos da escola e contou com o apoio de vários professores. O aluno Leonardo ficou muito interessado em participar e Maria do Carmo viu o esforço e a dedicação dele para conseguir elaborar um bom texto: “Foram importantes as várias leituras que o aluno fez sobre o tema para a construção das ideias e a versão final de seu texto, levando em consideração os critérios de avaliação. Deu certo porque o aluno é centrado, dedicado e muito compromissado com o que se propõe a fazer”.

Para a professora Maria do Carmo o projeto consegue envolver os alunos em debates e discussões de temas atuais. “Precisamos preparar essa e as próximas gerações para agirem de forma mais consciente e participativa. De forma que não fiquem apenas no campo das ideias, mas que possam ser agentes transformadores e que construam uma sociedade mais justa e democrática”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Tudo é possível quando há força de vontade e determinação. A educação é um importante caminho para a construção do saber e a formação cidadã, além de ser um forte instrumento de transformação social. Portanto, valorizem a escola e os professores. E, principalmente, valorizem-se, estudando com dedicação, compromisso e responsabilidade”.

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