Uma frase que gosta: “Não é de novos continentes que a Terra precisa, mas de novos homens!” – Júlio Verne

 

Meu perfil...

O novo Jovem Senador de Rondônia, Leonardo Brito, está finalizando o Ensino Médio e quer estudar Engenharia ou alguma ciência da área de exatas, pois deseja trabalhar no desenvolvimento tecnológico nacional. “Sonho em me tornar um cientista e contribuir com a reestruturação legislativa que rege o desenvolvimento científico e tecnológico no país. Sonho em ver o Brasil explorando o imenso potencial humano que ele possui, criando polos de pesquisa e desenvolvimento e aplicando recursos maiores para a valorização de profissionais da área”.

Mesmo morando no interior do Estado, na cidade de Presidente Médici, Leonardo encontra formas de atuar em sua comunidade em vários projetos educacionais e sociais. Integra vários movimentos e iniciativas, especialmente aqueles voltados para as áreas de Educação e Meio Ambiente.

“Sou coordenador em minha comunidade do Letters for Learning, um projeto social onde ensinamos Língua Inglesa de maneira lúdica para crianças brasileiras através da escrita e intercâmbio de cartas com jovens de outros países do mundo. Também sou Coordenador de Operações do InspiraSonho, uma startup que compartilha através de mídias sociais diversas oportunidades acadêmicas e bolsas de estudo. Temos uma página no Facebook e um website que já conta com milhares de usuários e regularmente realizamos videoconferências com representantes de eventos abertos ao público estudantil.  Inclusive, organizamos uma conversa com a equipe do Jovem Senador 2016 durante o período de inscrições”.

“Faço parte do grupo de voluntários da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, o USBEA Rondônia, onde realizamos eventos para conscientizar a população acerca de temas como sustentabilidade, manejo de recursos sólidos e eletrônicos. Sou Embaixador do Movimento Mapa Educação e, juntamente com os demais representantes do movimento, conduzo discussões e debates acerca da educação na pauta governamental brasileira. Recentemente, lançamos nosso Manifesto Voz do Jovem, que foi produzido com base em uma pesquisa conduzida por nós com mais de 12 mil jovens e aponta a visão da juventude atual acerca da educação no Brasil”.

Muito ativo e sempre interessado pela realidade que afeta sua comunidade, Leonardo vê a Política como uma ciência fascinante e intrigante. “Sei que sempre serei engajado e apaixonado pelo estudo das normas que regem nossa sociedade e pela negociação e argumentação que são inerentes ao processo político”. O Jovem Senador de 2015 já participou, inclusive, do Parlamento Jovem Brasileiro de 2015, como líder da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente e neste ano (2016) está nas semifinais das Olimpíadas de Português do Ministério da Educação.

Sobre a participação dos jovens na política, Leonardo tem certeza que ela precisa ser mais permanente e crítica: “Acredito firmemente que a juventude deve ser protagonista das mudanças sociais e políticas que são tão necessárias ao desenvolvimento de nossa nação. O jovem deve ser corajoso e crítico para assistir às sessões que ocorrem nas Câmaras de seus municípios, deve estar atento às ações desenvolvidas pelos governantes, deve assumir todos os espaços possíveis de protagonismo e liderança, deve promover debates nas mídias sociais, nas ruas e demais espaços públicos. Acima de tudo, o jovem precisa ser exemplo de ética e cidadania para aqueles que o rodeiam, visto que influenciar pessoas e assim gerar impactos positivos na sociedade é a alma da política”.

Como figura pública de destaque, Leonardo indicou o escritor Mário Sérgio Cortella “por sua personalidade crítica e perspicaz, além de suas ideias sobre educação em nosso país. Sempre que leio um livro escrito por Cortella ou assisto a uma palestra dele, sinto-me profundamente tocado por seus comentários inteligentes e criativos. Foi através de Cortella que aprendi sobre a vida e a morte, corrupção e democracia, liberdade e privação de direitos. Sou uma pessoa extremamente curiosa, logo a filosofia e a política apresentadas por essa figura pública sempre nutriram minha sede por conhecimento e descoberta”.

O hobby de Leonardo sempre foi a leitura: “Sempre que posso, adoro passar tardes inteiras imerso nas histórias, sejam elas fictícias ou não, contadas através das páginas de meus livros”. Sua obra favorita é “A Ilha do Conhecimento”, do cientista brasileiro Marcelo Gleiser. É apaixonado por Rock Nacional e Internacional e também música clássica.

Leonardo tem uma família muito unida e não dispensa elogios ao apoio recebido dos pais: “Minha família é simplesmente fora de série. Meus pais sempre ressaltaram a importância da educação como ferramenta de transformação social e como o principal caminho pelo qual alcançar meus sonhos. Nós sempre fomos muito unidos e apoiamos uns aos outros sempre que necessário. Portanto, representar meu estado no Senado Federal é uma conquista não apenas minha, mas também de toda a família”.

Estimulado a participar do Jovem Senador pela sua professora orientadora, Maria do Carmo Lopes de França, Leonardo se esforçou e tentou mais uma vez, conseguindo se classificar. “Senti-me extremamente feliz, visto que havia participado das duas edições anteriores do concurso, mas nunca havia sido classificado, e grato por todo o apoio que recebi dos meus familiares e amigos durante o processo”.

Ao saber de sua classificação, Leonardo comemorou a conquista não se esquecendo de sua família: “Meus pais ficaram muito contentes e orgulhosos, pois participar do Jovem Senador sempre foi meu sonho, e meu irmão adorou a ideia de ter o quarto somente para ele durante uma semana inteira!”.

EEEFM Carlos Drummond de Andrade
Endereço: Telefone:
(69) 34712474
Diretor:
Celso Silvério Belchior
Professor orientador:
Maria do Carmo Lopes de França