Felipe Eduardo Klowaski

Felipe Eduardo Klowaski
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Escola de Educação Básica José Bonifácio
  • Cidade: Pomerode - SC
  • Professor(a): Isaías Kniss Sczuk
  • Cargo na Mesa Diretora: Vice-Presidente

Uma frase que gosta: “Trabalhar no espírito para primeiro mudar a si mesmo e depois agir com a integração, cooperação e o amor. Esse é o caminho.” Eduardo Marinho

 

Meu perfil...

O Jovem Senador de Santa Catarina é da cidade de Pomerode, interior do Estado. Felipe Eduardo faz o terceiro ano do Ensino Médio e já se prepara para seguir carreira em Ciências Sociais, como Cientista Social. “Nesta área continuarei realizando pesquisas, conhecendo diferentes lugares do país e quem sabe do mundo, além de diversas culturas e sociedades. Assim como poderei atuar e desenvolver projetos e intervenções sociais que possam melhorar a realidade das pessoas e comunidades seja na Educação através de escolas ou diretamente na sociedade através de ONG’s ou outras entidades e de fato trabalhar na realização e construção de um futuro melhor”.

Sobre o futuro, Felipe é muito seguro e objetivo: “Eu não espero nada dele, vou fazendo o meu melhor no presente. Se fosse para esperar algo do futuro eu não teria conquistado o que já conquistei, aliás, no nosso livro a nossa história é faz de conta ou é faz acontecer. Quanto ao sonho, viver é melhor do que sonhar. Ver os resultados e conquistas dos meus esforços são realizações tamanhas. Assim, a melhor definição para o que tenho como sonho seria poder viver os resultados de minhas ações e que sejam os melhores, almejo que contribuam para a minha sociedade. Como projeto, contribuir e pertencer à uma educação mais humana, onde as pessoas possam ser livres para aprender, ensinar, compartilhar o conhecimento e conviver”.

Em sua comunidade, Felipe participa de trabalhos voluntários em entidades sociais como o asilo de idosos, hospital e abrigo de animais de sua cidade. Na Escola, é o atual Presidente do Grêmio Estudantil: “desenvolvemos e articulamos eventos, ações e atividades voluntárias que visam a socialização, inclusão e participação dos estudantes na realidade escolar e comunitária.  Além do mais, regularmente convidamos palestrantes para falar sobre educação política, prevenção de doenças e sustentabilidade para os alunos de nossa escola”.

Sua atuação não para por aí. Em 2015, trabalhou como jovem delegado representante de seu colégio - Escola de Educação Básica José Bonifácio, na IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em seguida, atou na I Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente e ainda foi jovem delegado representante da Região do Vale do Itajaí (SC) na X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Florianópolis (SC), em 26 e 27 de novembro de 2015. Parece mais do que natural que Felipe Eduardo queira, futuramente, atuar na Política. “Considero importante participar e atuar na política para poder contribuir, propor ideias, reivindicar direitos e deveres e exercer o direito da cidadania, ser político”.

Para o Jovem Senador de Santa Catarina, a participação política dos jovens deve ir além da mera representatividade. “Muito mais que representativa, deve ser uma participação no sentido de atuação, inovação e movimentação fomentada na discussão e debate entre as multiculturalidades, diversidades e pluralidade de ideias e necessidades, sempre buscando o bem comum para a realidade em que se está inserido. Seja através de Grêmios estudantis, Organizações, Entidades ou Conselhos de Jovens e Estudantes e principalmente participando das decisões políticas de sua cidade, município ou estado, seja em audiências públicas, sessões legislativas e principalmente exigindo de seus representantes políticos melhorias que proporcionem o bem comum, o diálogo é fundamental”.

Como figura pública de destaque, Felipe Eduardo indicou o Presidente do Uruguai, José Mujica, pela sua história de vida e trajetória política: “O que me inspirou nela foi o exemplo de humildade e liderança que exerceu, também sua preocupação em viver uma filosofia de vida que pudesse melhorar sua realidade através das próprias ações e fazer uma política que pôde mudar e beneficiar a realidade de sua população dentro de suas convicções”.

Em suas horas livres, Felipe Eduardo gosta de conhecer novos lugares, comunidades vizinhas, culturas e tradições diferentes e, ainda por cima de cima, prefere um modo bem ecológico e saudável, vai de bicicleta em passeios organizados com os amigos ou com a família. Seu livro favorito é “Vastas emoções e pensamentos imperfeitos” de Rubem Fonseca e não tem preferência musical, "gosta de todos os tipos, de acordo com o momento".

Sobre sua família, Felipe Eduardo é só elogio: “Meus pais são meus maiores referenciais, meu pai gosta muito de viajar para lugares novos e ajudar pessoas na saúde e minha mãe sempre muito comunicativa ama atender e receber pessoas, vejo que a perfeição vem dos contrários. Meus tios e tias sempre familiarizados e socializados com a comunidade, prezo muito por essas vivências. Ambos sempre me apoiaram em minhas realizações pessoais e na minha busca pelo que me vejo fazendo de melhor”.

 

E por falar em Jovem Senador...

Apoiado pelo seu professor Isaías Kniss, o Jovem Senador de Santa Catarina trabalhou muito para participar do Concurso de Redação e é só gratidão por toda a ajuda que recebeu: “Foram muitas vivências e aprendizados que me motivaram a seguir em frente e fazer o meu melhor, desde as idas à universidade, palestras e tudo o que contribuiu para este grande resultado, sou muito grato a ele. Queria ter a oportunidade de poder conhecer de perto todo o trabalho legislativo que interfere diretamente no dia a dia da população, seus direitos e deveres como cidadãos e também de poder compreender melhor a estrutura política da sociedade que faço parte, ainda mais aprender e realizar esta vivência com outros jovens. Além de conhecer a belíssima capital federal do País. Não poderia deixar de passar por um imenso aprendizado e vivência como esta”.

“Na primeira ligação que recebi do Senado Federal mal pude acreditar!! Meu coração palpitava freneticamente! Naquela hora passou um flash em minha mente dos vídeos e depoimentos de alguns Jovens Senadores de edições passadas que havia visto meses atrás, e agora seria eu representando o meu Estado??!! Nossa, alegria imensa!”.

Só para deixar a história mais animada, Felipe ainda passou por um sufoco para entregar sua redação: “Eu e meu Professor fomos até a gerência de educação, e chegando lá faltava um documento, procuramos desesperadamente na carteira...nada. No carro....Nada. Procuramos por tudo. Até que finalmente encontramos! Mas ainda assim havia um problema, precisávamos de uma cópia, e o pior, era que não estávamos com dinheiro para fazer uma fotocópia! Até que uma funcionária muito gentil cedeu a impressora para a fazermos. Depois de todo o nosso drama, entregamos os documentos no prazo! E quando voltamos para a escola, rimos muito de todas aquelas cenas e torcemos para que acontecesse o melhor. De fato, aconteceu, e melhor do esperávamos: 1ª lugar de Santa Catarina.  Todo aquele trabalho e esforço estava agora valendo muito a pena. Reação inexplicável!”.

Escola de Educação Básica José Bonifácio
Endereço: Telefone:
(47) 33874097
Diretor:
Ana Sueli Piske Borges
Professor orientador:
Isaías Kniss Sczuk