Com mais de 15 anos de magistério, a professora Anelise já atuou em várias frentes da área de Educação: ministrou aulas de português para turmas do 1º a 5º ano, na Educação de Jovens e Adultos - EJA, trabalhou com Educação a distância em universidades e no Senac e em cursos para a Universidade da Terceira Idade na Umesp. Atualmente, leciona Linguagens no Projeto Mais Educação, onde os alunos de 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental permanecem na escola com diversas atividades.

Durante o processo de escolha da melhor redação na Escola Prof. Henrique Ciryllo Correa, Anelise notou o interesse de um aluno em especial, Carlos Henrique dos Santos Justino, que ao final dos trabalhos acabou saindo vencedor com a redação “A competência de ser um senador contemporâneo”.

“É muito importante e satisfatório acompanhar a evolução de um jovem que, com pouca idade, já demonstra seu determinismo e objetividade”. Feliz com a seleção do estudante Carlos Henrique, a professora Anelise acredita que o projeto contribuiu para a formação cidadã de seus alunos. “Com certeza, de uma forma ou de outra é uma maneira de trazer o jovem para uma esfera de conhecimento e atualização em relação à realidade de situações sociais e políticas de seu país”.

Anelise não pode participar do projeto em Brasília, mas seu aluno foi eleito o presidente do Jovem Senador 2014 e representou com competência o Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio dos demais jovens senadores.

 

Uma mensagem para os jovens

“Aos jovens eu aconselho que leiam muito e sempre. Hoje é possível ler em vários suportes a qualquer hora e em qualquer lugar. Quando exercitamos a leitura estamos alimentando nosso cérebro de ideias, opiniões, novos vocabulários, que vão nos permitir refletir sobre as coisas que nos são oferecidas no dia a dia e tomar uma posição crítica”.