Alan Rick destaca as fortes chuvas que atingiram o Acre

Da Agência Senado | 29/03/2023, 11h35

Em pronunciamento em Plenário na terça-feira (28), o senador Alan Rick (União-AC) comentou a difícil situação enfrentada nas últimas semanas pelo estado do Acre devido às fortes chuvas que atingiram a região. Ele ressaltou que as enchentes no estado deixaram um rastro de destruição, atingindo quase 40 mil pessoas e deixando milhares desabrigadas. 

O senador destacou haver atuado junto ao poder público, pleiteando auxílio para socorrer a população e recuperar o estado. Segundo ele, foram liberados R$1,4 milhão para ajuda humanitária às vítimas das enchentes. 

— O Brasil precisa de projetos na área do desenvolvimento de suas redes de drenagem, principalmente dos municípios mais distantes. Redes de esgoto, drenagem, revitalização, canalização, urbanização de rios e igarapés, esta é uma das propostas que nós defendemos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, ao Ministério das Cidades. Essa é uma proposta que precisa do apoio do governo federal, via Ministério do Meio Ambiente, e também do apoio da bancada federal, que já está empenhada em aportar os recursos para que nós possamos colocar de vez um projeto estruturante para reduzir o drama das enchentes no nosso estado — declarou.

Violência nas escolas

O parlamentar também lamentou o ataque desferido por um aluno de 13 anos dentro da escola Thomazia Montoro, São Paulo (SP). Além de matar uma professora, o estudante feriu mais três professores e um aluno. Ele lembrou que, nos últimos 20 anos, houve 16 ataques em escolas no Brasil. Esse episódio, segundo o senador, mostra a necessidade de repensar a segurança das unidades de ensino em todo o país. Alan Rick destacou a importância de a Câmara dos Deputados aprovar o PL 708/2015, apresentado por ele quando ainda era deputado federal, estabelecendo normas sobre segurança escolar.

— A segurança escolar é benéfica à aprendizagem porque traz um ambiente de paz na comunidade escolar e, com isso, mais tranquilidade para que os alunos possam aprender e para que seus pais estejam seguros com a certeza de que seus filhos estão protegidos enquanto estiverem nas escolas. Esse projeto que trará muitos benefícios às escolas, aos alunos e à sociedade brasileira como um todo — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)