Paim manifesta preocupação com o aumento da violência nas escolas

Da Agência Senado | 28/03/2023, 17h31

O senador Paulo Paim (PT-RS) manifesta, em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (28), preocupação com o aumento dos casos de violência nas escolas. Ele lamentou o episódio do aluno de 13 anos que matou uma professora e feriu outras cinco pessoas. O ataque ocorreu na Escola Estadual Thomazia Montoro, que fica no bairro Vila Sônia, na capital paulista, nesta segunda (27).

— A cena nas TVs ontem à noite era fortíssima e nos deixa, preocupados, e até com medo. Parecia um filme de terror. O acontecido merece ampla reflexão deste Congresso. Não podemos tratar como caso isolado. Ele está dentro de um contexto de uma realidade cruel, de um modus operandi da sociedade, que permite que isso ocorra. Como deixamos que isso acontecesse? Como permitimos que algo semelhante ou idêntico, ou até pior, ocorresse? Não foi o primeiro caso. Perguntamos: a morte é a ponta do iceberg? — questionou ele

Segundo o senador, é importante um debate permanente sobre o ódio e a violência nas escolas, e "não tratar deste tema apenas quando acontecer essas situações". Para ele, são necessários mais investimentos em políticas públicas que visem a prevenção do ambiente escolar.

Paim também citou dados de pesquisa realizada pela Associação dos Professores do Estado de São Paulo, apontando que em 2019 mais da metade dos professores disseram já ter sofrido algum tipo de agressão. Segundo ele, a pesquisa mostra que a violência no ambiente escolar é espelho de graves problemas da sociedade, como o desemprego, racismo, discriminação, preconceito, fome, políticas de ódio, brigas em casa, atendimento de saúde precário, bullying, miséria, pobreza, desigualdade, concentração de renda, discurso de ódio e violência nas redes sociais.

Além disso, ele observou que tem feito um apelo para a Câmara colocar em votação o PL 7.157/2010, de sua autoria, já aprovado no Senado. O projeto define ações para estimular a cultura da paz nas escolas e em seus entornos. Ele explicou que os estabelecimentos de ensino deverão atuar para disseminar o respeito, a solidariedade, e a relação pacífica de conflitos no ambiente escolar, promovendo assim ações educativas transdisciplinares orientadas para a construção de uma cultura de paz.

— Pensar nos nossos jovens estudantes, professores, funcionários de escolas, é pensar não só o presente, mas o futuro de dignidade, de não violência, de não política de ódio. Eu sempre digo que a nossa responsabilidade é enorme. Será que estamos sendo omissos a partir do momento em que esquecemos? Na maioria das vezes, esse esquecimento parece-me premeditado — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)