CDH debate nesta segunda Missão Josué de Castro - Brasil no combate à fome

Da Agência Senado | 08/03/2024, 09h52

O lançamento da  Missão Josué de Castro - Brasil no combate à fome é o tema da reunião da Comissão de Direitos Humanos (CDH) agendada para as 9h da segunda-feira (11). O requerimento para a audiência pública foi apresentado pelo presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS), a pedido de entidades organizadas da sociedade civil. 

Em seu requerimento, Paim observa que Josué de Castro é reconhecido mundialmente por sua incansável luta contra a fome, sendo autor de mais de 30 obras. Entre elas, o parlamentar aponta Geografia da Fome no Brasil, escrita em 1946. O livro apresenta um retrato trágico da situação da fome no país e suas raízes profundas, ressalta o senador. 

“Um grande brasileiro, médico, geógrafo, cientista social, político e embaixador junto à ONU [Organização das Nações Unidas], além de escritor. Seus ensinamentos, ideias e estudos, especialmente sobre alimentação, são extremamente relevantes até hoje. Cabe lembrar que no ano passado foi realizado na CDH em conjunto com o DataSenado um ciclo de debates de combate à fome e foram apresentados dados estatísticos atualizados sobre o tema. Estamos juntos nessa luta”, afirma Paim no requerimento para o debate. 

Entre os convidados para a audiência estão representantes da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da Universidade de São Paulo (USP); do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da Secretaria-Geral da Presidência da República. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)