Paim celebra aprovação da revisão da Lei de Cotas

Da Agência Senado | 25/10/2023, 15h29

O senador Paulo Paim (PT-RS) celebrou, em pronunciamento nesta quarta-feira (25), a aprovação do projeto que reformula e amplia o sistema de cotas no ensino federal (PL 5.384/2020). O texto já seguiu para a sanção presidencial. O parlamentar, que foi relator da matéria, destacou que a política visa a inclusão de alunos de escolas públicas, pessoas em situação de vulnerabilidade, pobres, pessoas com deficiência, indígenas, afrodescendentes, brancos, pretos e quilombolas.

— Todos pobres, porque o corte ficou sendo renda per capita de um salário mínimo. Consequentemente, em uma família que é o casal e mais dois filhos, por exemplo, ele terá uma renda per capita de R$ 5 mil e estará contemplado ainda.

Paim ressaltou que o projeto passou pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), indo à Plenário após a aprovação de um requerimento de urgência.

O parlamentar agradeceu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por ter votado a favor da proposta. Paim ressaltou que o texto é “um passo importante em direção a uma sociedade mais inclusiva e igualitária”.

— O que vimos ontem foi um momento que muitos não perceberam a minha emoção, naquele momento, quando eu olho para o painel, o presidente Rodrigo Pacheco tinha votado. Ele não precisava votar, o seu voto é de desempate, e ele fez questão de votar sinalizando a posição dele. Eu digo que às vezes gestos valem mais que mil discursos. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)