CTFC faz segunda audiência sobre ‘lei do lobby’ nesta quarta

Da Agência Senado | 15/08/2023, 15h21

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) faz nesta quarta-feira (16), a partir das 9h, a sua segunda audiência pública sobre o projeto de lei que regulamenta a representação de interesses perante agentes públicos. O PL 2.914/2022 é mais conhecido como “lei do lobby”.  

O projeto regulamenta a prática de lobby, implementando regras de conduta e de transparência e também punições. O texto é da Câmara dos Deputados, onde tramitou por 15 anos antes da aprovação. No Senado, a proposta passará pela CTFC e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir para o Plenário.

Na audiência desta quarta está confirmada a presença do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), que foi o relator do projeto na Câmara.  Também participarão representantes do governo federal, como a secretária-geral da Consultoria da Advocacia-Geral da União, Clarice Costa Calixto, e o secretário extraordinário para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão, Francisco Gaetani. A Controladoria-Geral da União foi convidada, mas ainda não confirmou participação.

Outras entidades que enviarão representantes são a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o Instituto Não Aceito Corrupção. Duas entidades do setor de representação de interesses participarão do debate: a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) e a Gozetto & Associados Consultoria Estratégica.

Na primeira audiência sobre o projeto, realizada na semana passada, institutos de transparência e sindicatos patronais defenderam suas perspectivas para a regulamentação. As audiências são de iniciativa do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), relator do projeto no Senado. Os senadores Alessandro Vieira (MDB-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE) também apresentaram requerimentos.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)