Dia Nacional da Diálise vai a sanção presidencial

Da Agência Senado | 05/07/2023, 11h55

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto de lei (PL) 1.211/2020, que institui o Dia Nacional da Diálise. O texto da Câmara dos Deputados recebeu parecer favorável do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e segue para sanção, se não houver recurso para votação em Plenário.

De acordo com o projeto, o Dia Nacional da Diálise deve ser celebrado na última quinta-feira do mês de agosto. Durante toda aquela semana, devem ser promovidas ações para a conscientização sobre doenças renais, prevenção, fatores de risco, comorbidades e diálise.

O Brasil tem cerca de 130 mil pacientes com doença renal crônica, muitos dos quais precisam de diálise ou transplante renal, ambos com riscos e desconforto consideráveis. Para Nelsinho Trad, é importante destacar que a insuficiência renal crônica não afeta apenas o bem-estar dos pacientes, mas também sobrecarrega o sistema de saúde como um todo, já que os tratamentos são caros e muitas vezes necessários por longos períodos. "A prevenção pode beneficiar não apenas os afetados pela doença, mas todo o Sistema Único de Saúde", justifica o parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)