Depressão pós-parto será tema de audiência pública na CAS

Da Agência Senado | 17/05/2023, 20h55

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (17) a promoção de audiência pública, em data a ser definida, para discutir medidas que promovam a conscientização da população sobre a situação de mulheres que sofrem com depressão pós-parto. Uma das ações a serem debatidas é a instituição de um Dia da Conscientização e Combate à Depressão Pós-Parto.

A audiência foi requerida (RQS 43/2023 - CAS) pela senadora Leila Barros (PDT-DF), que apontou estudo recente da Fiocruz mostrando que 25% das mães têm diagnóstico de depressão pós-parto. Grande parte não chega procurar ajuda médica para ser diagnosticada e, por consequência, tratada.

Uma condição comum que acomete as mães no puerpério é o babyblues, que se manifesta nos primeiros dias após o parto, ocasionando o sentimento de tristeza. Diferentemente, a depressão pós-parto é um transtorno caracterizado por profunda tristeza e requer um cuidado maior, com tratamento adequado.

A depressão pós-parto pode, ainda, promover falta de interesse por atividades diárias, insônia, cansaço extremo, ansiedade, sentimento de culpa e falta de conexão com o bebê, entre outros sintomas.

— Portanto, faz-se urgente debater medidas para facilitar a busca de tratamento pelas mulheres e para conscientizar a população para que as mães tenham suporte e passem por menos momentos de pressão, comuns ocasionadores do transtorno — defendeu a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)