Indicação à embaixada do Brasil na Santa Sé vai a Plenário

Da Agência Senado | 11/05/2023, 17h00

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (11), a indicação do diplomata Everton Vieira Vargas para o cargo de embaixador do Brasil junto à Santa Sé e, cumulativamente, junto à Ordem Soberana e Militar de Malta. A mensagem de indicação (MSF 10/2023) recebeu voto favorável da relatora, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) e de 17 outros senadores da comissão (houve apenas uma abstenção), e agora será encaminhada para votação do Plenário do Senado.

Tereza Cristina lembrou que o Brasil e a Santa Sé mantêm relações diplomáticas desde 1826. Conforme informou a senadora, a Igreja Católica é a única igreja do mundo com acesso diplomático. Ela também destacou que o Brasil é o país que tem o maior número de católicos do mundo.

Durante a audiência da CRE, Vargas ressaltou que a missão diante da Santa Sé e da Ordem de Malta talvez seja o posto mais peculiar na carreira diplomática, por conta do reconhecimento jurídico a um ator internacional cujo interesse primário é religioso, como a manutenção da unidade da igreja, a liberdade de credo e o empenho pela paz mundial. Ele também registrou que o poder da Santa Sé vai muito além dos limites geográficos do Vaticano e disse que o Papa Francisco tem um carinho especial pelo Brasil.

— Pretendo aprofundar nossos contatos com o Vaticano e pensar em troca de visitas de alto nível. A agenda internacional do Brasil e do Vaticano tem muitas convergências, como o desarmamento, o combate à fome e a questão do clima — registrou o diplomata.

Carreira

Natural de Santo Ângelo (RS), Everton Vargas tem 68 anos. É formado em direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal em 1977 e obteve o título de Master of Arts in International Relations pela Universidade de Boston, em 1983. É doutor em sociologia pela Universidade de Brasília.

Vargas começou a carreira diplomática em 1976 e ocupou diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores, entre os quais se destaca o de diretor-geral do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais. Foi embaixador do Brasil em Berlim de 2009 a 2013; em Buenos Aires de 2013 a 2016; e em Bruxelas, onde atuou como representante do Brasil junto à União Europeia, de 2016 a 2019.

Santa Sé

A Santa Sé é a sede da Igreja Católica Romana. Ocupa um território de 0,44 quilômetro quadrado no centro de Roma, conhecido como Cidade do Vaticano. Tem uma população de apenas 800 pessoas — entre as quais, o papa Francisco.

Chefe diplomático da Santa Sé, o papa Francisco esteve no Brasil em 2013, em sua primeira viagem internacional depois de ser eleito pontífice, para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O evento promovido pela Igreja Católica reuniu cerca de 3,5 milhões de pessoas do mundo inteiro.

Ordem de Malta

A Ordem Soberana Militar e Hospitalar de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta é uma ordem religiosa católica que possui um status sui generis de direito internacional, recebendo o tratamento equiparado ao de Estado, com soberania reconhecida por mais de cem países, entre eles, o Brasil.

A Ordem de Malta, como é mais conhecida, emite passaportes, mantém embaixadas e participa da Organização das Nações Unidas (ONU) com o status de observador. A Ordem de Malta foi criada a partir de um hospital mantido em Jerusalém pela Ordem de Cluny para cuidar dos peregrinos que se dirigiam à Cidade Santa. Passou pelas ilhas de Rodes e Malta e fixou-se definitivamente em Roma em 1834.

vaticano.png

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)