Audiência da CDH vai comemorar o Dia Mundial da Hemofilia

Da Agência Senado | 24/04/2023, 16h40

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promoverá audiência pública nesta quarta-feira (26), às 10h, para comemorar o Dia Mundial da Hemofilia, celebrado anualmente em 17 de abril desde 1989. A data homenageia o fundador da Federação Mundial de Hemofilia, o canadense Frank Schnabel, que nasceu no dia 17 de abril de 1926.

O requerimento para a audiência (REQ 11/2023) é de autoria do presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS). Segundo ele, a audiência pública é uma sugestão da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) e tem o objetivo de apontar as melhorias necessárias para as políticas públicas proporcionarem ganho efetivo na qualidade de vida das pessoas com hemofilia.

Para a audiência, estão convidadas a presidente da FBH, Tania Maria Onzi Pietrobelli, e a coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Joice Aragão. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também consta entre os convidados. Completam a lista de debatedores o presidente da Federação Mundial de Hemofilia, Cesar Alejandro Garrido, o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, e a presidente do Comitê de Assessoramento Técnico Científico da FBH, Melina Swain. 

A audiência está marcada para o Plenário 6 da Ala Senador Nilo Coelho e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Dúvidas, críticas e sugestões poderão ser enviadas à comissão por meio do portal e-Cidadania ou pelo telefone 0800 0612211.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)