Teresa se solidariza com as vítimas dos recentes ataques às escolas

Da Agência Senado | 19/04/2023, 18h16

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) ocupou pela primeira vez a tribuna, após 78 dias de mandato, para seu discurso inaugural na Casa. Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (19), ela lembrou que foi a primeira mulher eleita para o cargo de senadora do estado de Pernambuco e que o espaço das mulheres na política vem sendo conquistado palmo a palmo.

Teresa lembrou que foi eleita no contexto da terceira vitória do presidente Lula e para um projeto de reconstrução e união. Destacou a importância disso em um país que está contagiado pelo ódio, pela violência e pela polarização, mas que demonstrou nas urnas que quer amor, paz, convivência solidária e construção coletiva.

A senadora, que é professora, disse que os últimos quatro anos da gestão do Ministério da Educação foram de muita indisposição ao diálogo federativo e de incapacidade de coordenação sobre qualquer agenda estruturante para a educação brasileira. Teresa acrescentou que é preciso reorientar as políticas públicas em ampla sintonia com os objetivos e as finalidades da República, em respeito aos estados e aos municípios.

— Como educadora de uma vida inteira, reforço que precisamos consolidar um campo forte na sociedade e neste Parlamento, que se posicione como barreira a todo tipo de ataque, aos professores, às professoras, aos funcionários da educação, às crianças, à liberdade de cátedra e à escola pública em seu conjunto. Neste sentido, somamos a nossa total solidariedade às vítimas dos recentes ataques e violências nas escolas — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)