Styvenson Valentim critica suspensão de implementação do novo ensino médio

Da Agência Senado | 04/04/2023, 16h05

Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (4), o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) apontou "insegurança na educação e falta de estabilidade nas políticas públicas", ao criticar a suspensão do cronograma de implementação do novo ensino médio, anunciada esta semana pelo governo federal. Em sua avaliação, a suspensão do novo modelo de ensino, que teve início em 2017, prejudica escolas e alunos e pode provocar o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do próximo ano. Para o senador, além da complexidade relativa à questão do ensino, o grande desafio atual da educação é levar o aluno para dentro da sala de aula.

 A responsabilidade da gestão não é do MEC [Ministério da Educação]. Os estados apresentam grandes distorções. O novo ensino médio foi implementado de forma distinta em cada estado do país. Muitas escolas se adaptaram, tudo aquilo criado desde 2017 corre o risco de não ter mais  afirmou.

Styvenson Valentim destacou que o Rio Grande do Norte teve em 2021 a pior nota do país no ensino público da rede estadual (média de 2,8). 

 E a ironia é que o estado é governado por uma professora. Em 2022 o estado teve um superávit de 166 milhões de reais e ainda propõe aumento de ICMS com serviços precários dentro da educação, principalmente. A escola precisa de sinergia entre diretoria e administração, e o governo optou criar 10 novas escolas técnicas ao custo de 120 milhões de reais, que podem custar, cada uma, muito mais de três milhões de reais apenas para custeio. O recurso do superávit é pouco e não atende à universalização da educação no Rio Grande do Norte  afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)