Senado avalia indicação de embaixadores nos dias 22 e 23

Da Agência Senado | 04/11/2022, 16h39

O Senado fará esforço concentrado de votações nos dias 22 e 23 novembro, terça e quarta-feira. Os principais itens previstos são nomeações de embaixadores que ainda aguardam análise da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e do Plenário. São 15 indicações pendentes. 

Antes disso, já nesta segunda-feira (7), a partir das 10h30, o Colégio de Líderes do Senado vai se reunir para decidir sobre outras votações que poderiam ocorrer no Plenário do Senado já na próxima semana. A reunião das lideranças será remota.

Embaixadores

Entre as nomeações que podem ser votadas nos dias 22 e 23 está a do novo embaixador do Brasil na Argentina (MSF 67/2022). O indicado é Hélio Vitor Ramos Filho, que atualmente é o embaixador na Itália. Ele já teria substituto: também está na fila a indicação de Fernando Simas Magalhães, atual secretário-geral de Relações Exteriores (o “número 2” do Itamaraty), para a missão diplomática em Roma (MSF 69/2022).

As nomeações também incluem postos de representação do Brasil junto a organismos internacionais. É o caso, por exemplo, da indicação de Carla Barroso Carneiro para representar o Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) (MSF 64/2022). Ela tem experiência como assessora internacional de diversos ministérios, como a Casa Civil, Educação, Cidadania e Desenvolvimento Regional.

12 das 15 indicações pendentes de análise chegaram a ser pautadas para votação na CRE em outubro e novamente no início de novembro, mas as reuniões foram canceladas. A Comissão passou por duas trocas de comando neste semestre. A senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente eleita em 2021, se licenciou e precisou ser substituída. A escolhida foi Margareth Buzetti (PP-MT), mas ela exercia o mandato como suplente e já foi substituída pelo titular, Carlos Fávaro (PSD-MT). A CRE tem nova eleição marcada para a próxima quinta-feira (10). O presidente escolhido vai conduzir a análise das indicações no esforço concentrado.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)