Plínio Valério destaca importância do combate à violência contra a mulher no currículo escolar

Da Agência Senado | 08/03/2022, 22h44

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (8), a importância da Lei 14.164, de 2021, aprovada no Senado, que inclui nos currículos da educação básica a prevenção da violência contra a mulher em instituições públicas e particulares de ensino básico.

O tema violência contra a mulher será tratado na grade transversal do ensino. E para o senador, o feminicídio tem aumentado porque não é trabalhado na “raiz da pirâmide”, que é a educação. Ele ressaltou a necessidade de debater e tratar esse tipo de violência desde a infância e atacar o problema logo cedo. 

—  Porque é lá, na escola, na palestra, na exposição, que o menino vai entender, desde cedo, que mulher não é mercadoria. Mulher, quando diz "não", é não. Mulher, quando diz "não me toque", tem que ser respeitada — disse o senador.

O parlamentar também afirmou que, mesmo com a Lei Maria da Penha, houve um número expressivo de feminicídio porque os homens não aprenderam na escola. E a menina vai observar que o tratamento "que ela tem, que assiste com o pai dela fazendo com a mãe dela não é normal, que é condenável, porque ela não tem comparação. Ela pensa que aquilo é normal. E na escola, quando um profissional estiver falando sobre o assunto, ela vai entender que tem que se autorrespeitar".

— A gente tem que comemorar este fato de nós, senadores, termos uma lei dessa que vai em pouco tempo ou em médio tempo ou em longo tempo, não me importa, mudar a forma. Vai ser uma revolução cultural porque vai ser tratada na base, na escola — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)