Senado prestará homenagem à UnB pelos seus 60 anos

Da Agência Senado | 17/02/2022, 19h07

O Senado fará sessão especial para celebrar os 60 anos da Universidade de Brasília (UnB), conforme requerimento da senadora Leila Barros (Cidadania-DF) aprovado em Plenário nesta quinta-feira (17). A data da sessão de homenagem à instituição ainda será agendada pela Secretaria Geral da Mesa.

Inaugurada exatamente dois anos após a capital federal, em 21 de abril de 1962, a UnB foi concebida com a promessa de reinventar a educação superior, entrelaçar as diversas formas de saber e formar profissionais engajados na transformação do país. A ideia de estabelecer uma universidade na nova capital surgiu ainda durante a construção de Brasília. Atendendo a determinação do então presidente da República, Juscelino Kubitschek (1902-1976), o antropólogo, educador e romancista Darcy Ribeiro (1922-1997)  que posteriormente foi eleito senador pelo Rio de Janeiro e integrou a Academia Brasileira de Letras  reuniu cientistas, artistas e filósofos para debater o futuro formato da instituição.

O requerimento da homenagem (RQS) 71/2022 foi subscrito pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Reguffe (Podemos-DF), José Serra (PSDB-SP), Roberto Rocha (PSDB-MA), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Flávio Arns (Podemos-PR), Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB) e pelas senadoras Mailza Gomes (PP/AC), Zenaide Maia (Pros-RN) e Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Lions Club

Na mesma sessão foi aprovado requerimento do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) para a realização de sessão especial, em 4 de abril, a fim de homenagear o Lions Club Internacional.

“O Lions Club nasceu nos Estados Unidos, em 1917, e tornou-se internacional em 1920. Seus membros trabalham voluntariamente para promover o entendimento entre as pessoas, criando uma rede de trabalho em causas humanitárias, especialmente aquelas destinadas às pessoas mais pobres das comunidades locais. Constroem ou financiam hospitais e equipamentos escolares, promovem campanhas de saúde e atividades para jovens com deficiência física, além de prestarem ajuda de todo o tipo em enchentes e outros desastres naturais”, afirmou Vanderlan Cardoso.

O requerimento também foi assinado pelos senadores Carlos Fávaro (PSD-MT), Zequinha Marinho (PSC-PA), Chico Rodrigues (DEM-RR), Wellington Fagundes (PL-MT), Esperidião Amin (PP-SC) e Luiz do Carmo (MDB-GO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)