Confúcio pede que estados e municípios discutam educação básica

Da Rádio Senado | 20/10/2020, 16h19

Em pronunciamento nesta terça-feira (20), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou a importância de os problemas e soluções da educação pública serem discutidos pelos estados e municípios, responsáveis pela oferta do ensino básico.

Ele citou os consórcios de governadores das diversas regiões do país como exemplo de instância apropriada de debate do assunto pelos estados.

Confúcio acrescentou que exemplos de boa gestão no setor, refletidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), não faltam em diversos pontos do território nacional, como no Ceará, no Piauí, em Alagoas, no Amazonas, no Espírito Santo, em Pernambuco e em Goiás.

O senador sugeriu que os futuros prefeitos, depois que tomarem posse, escolham pessoas capacitadas para gerir a secretaria de educação e as escolas municipais, deixando de lado a troca de favores.

— É não nomear diretor de escola por indicação política de vereador ou de quem quer que seja. Cabo eleitoral ser secretário municipal, não pode. Você tem de procurar no estado aquele que tem experiência, que desenvolveu um bom trabalho, e trazer pro seu município, se não houver no seu município. E, assim, os diretos e os secretários são especiais, a gestão da escola, as metas, a liderança são fundamentais.

Confúcio afirmou ainda que o setor educacional, ao longo da história do país, jamais foi levado a sério. O resultado disso é não haver motivos para enaltecer e comemorar alguma conquista na área, à exceção de alguns fatos isolados, como aumento no número de matrículas e oferta de livros escolares.

O senador observou também que boa parte do orçamento do Ministério da Educação é absorvida com gastos nas universidades federais e institutos federais, o que reforça a tese de que a educação básica deve ser discutida por estados e municípios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)