Davi participa de lançamento de programa que vai levar banda larga para a região Norte

Da Redação | 02/09/2020, 11h58

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, participou, na tarde de terça-feira (1°), do lançamento do Programa Norte Conectado, no Palácio do Planalto. O programa vai levar conexão banda larga e infraestrutura de telecomunicação para a região. É uma parceria do Ministério das Comunicações, MEC e Conselho Nacional de Justiça, e também tem a participação do senador que, antes mesmo de ser presidente do Senado, dois anos e meio atrás, colocou o gabinete para estudar, formatar e viabilizar o projeto. Além disso, Davi destinou emenda parlamentar de R$ 6,15 milhões para o programa.

O Norte Conectado inclui a construção de uma infraestrutura de telecomunicações em fibra ótica, com capacidade superior a 100 gibabytes por segundo e a instalação de pontos de acesso à internet banda larga por satélite.

— Estamos virando a página e inaugurando um novo capítulo na história de milhões de brasileiros, que vivem na região Norte, os pescadores, os ribeirinhos... É um novo mundo de possibilidades, com interação, educação e qualidade. E a minha alegria é ainda maior porque a primeira fase do programa vai interligar Macapá aos municípios de Alenquer, Almeirim e Santarém, no Pará; alcançando 950 mil habitantes, 165 escolas, além de tribunais e hospitais — disse o senador durante o evento.

Davi também falou da importância do diálogo e da união de esforços para a política efetivamente modificar a vida das pessoas.

— Ainda em 2017, em reunião com o Exército, eu compreendi o que significava a região Norte conectada, e a importância disso para 25 milhões de brasileiros que vivem lá. A vida é difícil para os nortistas, daí a importância da presença do Estado. São os atores políticos que precisam dar condições estruturantes para garantir educação, saúde, pesquisa, conectividade e desenvolvimento. Só existe um caminho: o caminho do diálogo, do entendimento e da conciliação. Aqui está a prova de que, quando há união de propósitos, as instituições se juntam e o Brasil avança mais rápido — disse Davi.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)