Plínio Valério pede entendimento entre poderes para facilitar combate à pandemia

Da Rádio Senado | 22/06/2020, 18h09

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou nesta segunda-feira (22) em pronunciamento que o conflito entre poderes não ajuda o Brasil a superar a pandemia da covid-19 e suas consequências sanitárias, econômicas e sociais. Ele pediu o entendimento entre Executivo, Judiciário e Legislativo e criticou os que, em sua opinião, "jogam gasolina no fogo", aumentando o confronto.

Referindo-se especificamente ao Judiciário, o parlamentar considerou que esse Poder vem interferindo em questões próprias do Executivo e do Legislativo. Defendeu ainda a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC 16/2019), de sua autoria, que fixa o mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal em oito anos. 

Plínio Valério também criticou o excesso de recursos oferecidos ao setor empresarial e aos bancos, com o objetivo de contribuir para a recuperação da economia, e disse que seria importante ajudar diretamente os consumidores, aprovando projetos nesse sentido.

— Por exemplo, aquele [projeto] (PL 3.057/2020) que eu apresentei para favorecer o correntista. Porque os bancos, todos eles, limitam o teu saque. A pessoa vai pagar de casa a energia, mas o limite dela não permite pagar a energia. E ela tem que sair de casa para ir para a fila pagar, num mundo hoje todo cibernético, todo moderno e a gente ainda está nisso. Por quê? Ninguém legisla em cima dos bancos — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)