Confúcio pede reflexão de todos sobre a educação durante e depois da pandemia

Da Rádio Senado | 12/05/2020, 15h17

Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirmou que toda a sociedade, incluindo governantes, deve refletir sobre a educação ofertada atualmente e o que poderá vir depois da pandemia.

Segundo ele, a crise sanitária obrigou professores e diretores de escolas a serem criativos no preparo de conteúdo ofertado, pela Internet, aos estudantes confinados em suas casas.

Apesar de reconhecer o empenho, o senador questionou alguns pontos, como a falta de padrão do material produzido quanto ao conteúdo e ao tempo. Ele ainda lembrou que muitos estudantes não têm acesso à Internet, o que pode comprometer o aprendizado.

Confúcio afirmou ainda que não há clareza quanto ao critério de contagem de tempo do ano letivo em relação às aulas a distância, e disse ter dúvida se vale à pena usar as notas deste ano para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Todo esse cenário, na opinião do senador, tem deixado pais e estudantes "desesperados". Por isso, ele defendeu que, passado o momento de estresse, é preciso firmar um compromisso com as futuras gerações no sentido de garantir a elas uma educação de qualidade capaz de transformar a realidade de crianças e jovens.

— Sem educação de qualidade, o país não irá para frente mesmo, nem com coronavírus, nem sem coronavírus, nem que chova canivete. A gente só vai se desenvolver se a educação for, de fato, uma política de Estado, não de governo — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)