Sancionada lei que torna Gramado a Capital Nacional do Chocolate Artesanal

Da Redação | 20/04/2020, 12h31

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 13.990, de 2020, que concede o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal ao município de Gramado, no Rio Grande do Sul. A cidade possui 19 fábricas do produto que, sob tutela de chefs chocolatiers, elaboram os mais finos chocolates, de diversas variedades, qualidades e preços. A nova lei é originária do PL 4.675/2019.

Gramado, localizado na Serra Gaúcha, na região das Hortênsias, tem o turismo como a principal atividade econômica, responsável por 90% das receitas do município. A geografia da região é marcada por relevo bastante acidentado e abundante hidrografia, que contrastam harmonicamente com as criações humanas.

Segundo a análise do relator no Senado, senador Lasier Martins (Podemos-RS), a produção de chocolate artesanal na cidade gaúcha foi iniciada em 1979, pelo odontólogo de formação Jaime Prawer.

O autor da proposta, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), afirma que a abertura da primeira loja de Prawer foi no mesmo período em que ocorreu a 4ª Edição do Festival de Cinema Brasileiro de Gramado, o que proporcionou uma grande mídia espontânea à produção do chocolate, devido à presença de artistas e jornalistas de todo o país, surpreendidos com o produto até então inédito.

— Essa é uma daquelas agradáveis e doces matérias, em que não se precisa de muito argumento. Quem vai a Gramado inevitavelmente compra chocolate artesanal. A cidade se caracterizou há anos pela produção de chocolate — explicou o senador Lasier Martins.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)