Jean Paul Prates defende socorro emergencial para estados e municípios

Da Rádio Senado | 17/04/2020, 14h30

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) defendeu nesta sexta-feira (17) a aprovação do projeto que institui o programa emergencial de socorro aos estados e municípios (PLP 149/2019). Ele lembrou que desde o ano passado há um debate consistente no Congresso Nacional sobre a necessidade de um plano para reequilibrar a situação financeira dos 26 estados e do Distrito Federal.

Jean Paul afirmou que os legisladores devem “abandonar a batalha ideológica rasa” e honrar sua atribuição de representar os estados e provê-los dos meios para atender às demandas de serviços públicos que o povo precisa. O senador criticou o que considera ser redução do debate a uma questão ideológica por meio de enquetes ou votações telefônicas disseminadas pelas redes sociais. Ele ressaltou que a pandemia do coronavírus está mostrando os efeitos do desequilíbrio entre as obrigações dos estados e os recursos que eles dispõem para atender as necessidades da população.

— Os estados e o Distrito Federal são as entidades que precisam ser socorridas agora, ainda mais em tempos de pandemia, que é quando mais vamos precisar de serviços públicos. É muito grave que se queira agora reduzir toda uma concertação que vinha em curso, que havia até convencido a insensível equipe econômica de Bolsonaro e Paulo Guedes, a um reles fla-flu. Deixemos os debates estéreis e superficiais para o lazer de alguns nas redes sociais — pediu o senador.

Jean Paul Prates também lamentou o “mantra que se repete contra o funcionalismo”, como se os servidores estaduais — entre eles, médicos, enfermeiros, socorristas, bombeiros, policiais, merendeiras e professores — fossem desnecessários e não trabalhassem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)