Girão defende classificar como hediondos crimes contra administração em calamidades

Da Redação | 15/04/2020, 16h07

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) anunciou em pronunciamento nesta quarta-feira (15) a apresentação de projeto de lei para inserir, no rol dos crimes hediondos, alguns crimes contra a administração pública cometidos por ocasião de calamidade (PL 1.871/2020). De acordo com o texto, alguns desses crimes, como desvio de recursos públicos destinados ao combate à pandemia, serão considerados hediondos.

Girão também defendeu a destinação imediata de todos os recursos do Fundo Eleitoral e Partidário para ajudar no enfrentamento à Covid-19 e nos efeitos da crise na economia. 

— É uma vergonha, neste momento, o Fundo Eleitoral ainda não ter sido transferido. Eu, como senador da República, eleito pelo estado do Ceará, digo para vocês que me sinto envergonhado de ver a Câmara dos Deputados cortando na carne, ou seja, reduzindo os gastos para repassar para o combate ao coronavíruse constatar que aqui, no Senado, não se está fazendo nada — disse.

Segundo o senador, com esse dinheiro dos fundos, de cerca de R$ 3 bilhões, daria para comprar 30 mil aparelhos respiradores para atender à população neste momento de pandemia, em que faltam leitos de UTI com o equipamento adequado. Ele afirmou que o país enfrenta uma situação calamitosa e a prioridade não deveria ser a manutenção desses recursos nos fundos, mas o critério a prevalecer seria o da aplicação de todo esse dinheiro na saúde e na economia para ajudar a população.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)