CRA fará audiência pública sobre uso de tecnologia nuclear em alimentos

Da Redação | 11/03/2020, 12h30

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quarta-feira (11) um requerimento para promoção de audiência pública com o objetivo de debater o uso amplo de tecnologia nuclear em alimentos. A técnica ajuda na conservação dos alimentos, usando ionização para retardar o amadurecimento e eliminar parasitas. 

Autora do requerimento e presidente da comissão, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) afirmou que existe um crédito disponível pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construir centros de tecnologia nuclear para alimentos.

— Os investidores precisam saber que existe essa linha de crédito e que não é caro montar isso. Vai proporcionar que o Brasil expanda suas exportações de frutas e absolutamente tudo — disse a senadora.

A senadora propôs convidar representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Republica (GSI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). A data da audiência será definida pelo colegiado.

Foi adiada a votação de quatro projetos que estavam em pauta, entre eles o que cria os Selos Verdes Cacau Cabruca e Cacau Amazônia (PLC 64/2013).

Delegação estrangeira

A comissão também recebeu a visita de uma delegação parlamentar da República do Quênia. Soraya convidou os membros da delegação para compor a mesa da reunião da CRA.

O senador Njeru Ndwiga, presidente do Comitê de Agricultura, Pecuária e Pesca do Quênia, relatou que 80% da população do país sobrevive da agricultura. A delegação veio ao Brasil em busca de cooperação, pois o país enfrenta uma crise de abastecimento após infestação de gafanhotos. O senador afirmou que, na terça-feira (10), teve uma reunião na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o objetivo de trocar informações científicas.

Também estavam presentes na mesa Naomi Jillo Wago e Naomi Masitsa Shiyonga, senadoras do Quênia, e Isaac Ochieng, embaixador do Quênia no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)